dc.contributor.advisor | Bender Filho, Reisoli | |
dc.creator | Pens, Gean Miguel | |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T17:39:19Z | |
dc.date.available | 2023-08-21T17:39:19Z | |
dc.date.issued | 2023-07-14 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29999 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas , RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Understanding the determinants of its growth is a central issue for the formulation and
analysis of fiscal policy. During the period of March 2012 to December 2022, per capita
public spending increased by about 28.52% while taxpayers' income increased by only
8.02%. From this context, the objective of the work was to understand the reasons why
government expenditures had a greater growth than taxpayers' income in the period.
To this end, a median voter model was used to estimate a demand function for public
goods, which was conceived using the Two-Stage Least Squares method. The results
point to a demand for government services with an income-elasticity of 7.99%,
indicating the validity of Wagner's Law, with the goods offered by the government being
characterized as luxury goods. A price-elasticity of demand of -0.90% can be observed,
which indicates the presence of fiscal illusion, with consumer-taxpayers having a
distorted perception of the real cost of the public service. Furthermore, a strong
influence of past spending on the formation of present spending was found, caused by
the high level of mandatory expenditure. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gastos públicos | por |
dc.subject | Eleitor Mediano | por |
dc.subject | Lei de Wagner | por |
dc.subject | Ilusão Fiscal | por |
dc.subject | Economia brasileira | por |
dc.subject | Public Finance | eng |
dc.subject | Median Voter | eng |
dc.subject | Wagner's Law | eng |
dc.subject | Fiscal Illusion | eng |
dc.subject | Brazilian Economy | eng |
dc.title | Determinantes do crescimento do gasto público no Brasil para o período 2012-2022 | por |
dc.title.alternative | Determinants of public spending growth in Brazil for the period 2012-2022 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | por |
dc.description.resumo | O entendimento dos determinantes do crescimento do gasto público é uma questão
central para a formulação e análise da política fiscal. Durante o período de março de
2012 até dezembro de 2022, o gasto público per capita aumentou cerca de 28,52%
enquanto a renda dos contribuintes aumentou apenas 8,02%. A partir desse contexto,
o objetivo do trabalho consistiu em compreender as razões pelas quais as despesas
do governo tiveram um crescimento maior do que a renda dos contribuintes, no
período. Para tal, partiu-se de um modelo do eleitor mediano para estimar-se uma
função de demanda por bens públicos, que foi estimada a partir do método de Mínimos
Quadrados em Dois Estágios. Os resultados apontam para uma demanda por serviços
do governo com uma elasticidade-renda de 7,99%, indicando a validade da Lei de
Wagner, com os bens ofertados pelo governo caracterizando-se como bens de luxo.
Observou-se uma elasticidade-preço da demanda de -0,90%, o que indica para a
presença de ilusão fiscal, com os eleitores-contribuintes tendo uma percepção
distorcida do custo real do serviço público. Além disso, foi constatada uma forte
influência do gasto passado na determinação do gasto presente, causada pela alto
nível de despesas obrigatórias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |