dc.contributor.advisor | Fonseca, Laura Regina da Silva Camara Maurício da | |
dc.creator | Julião, Leon Denis Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T11:42:18Z | |
dc.date.available | 2023-08-23T11:42:18Z | |
dc.date.issued | 2018-11 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | JULIÃO, L. D. R. Ações afirmativas e ingresso dos estudantes cotistas no âmbito da UFSM, um estudo na perspectiva do Serviço Social. 2018. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30041 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This course completion work analyzes the implementation of the Affirmative
Actions, quota system, its effectiveness and execution at the Federal University
of Santa Maria (UFSM), observing it as a public policy. It is based on
documentary and data research, carried out by the researcher, seeking to relate
to the theoretical foundation of the professional ethical-political project of the
Social Assistants, passing through the theoretical methodological matrix,
interlocution with Marx's social theory, which gave direction to the thought and
social service action and thus also using literature review on the topic raised,
and secondary data were aggregated for better research development. The
primary data were collected through PROGRAD reports and documents in
conjunction with the CPD, the institution's bodies. It is based on the first years of
implementation of the program of quotas in the institution with its own policy,
fostered by university autonomy, passing through the implementation
processes, which culminated in the full adherence to Law 12.711 / 12. In
addition the research was concerned to bring up the debate on the inclusive
nature of Affirmative Actions, with emphasis on the effectiveness of the program
in relation to the Afro-Brazilian student. The results denote that the low dropout
rate of the quota students, which suggests efficiency to the program. These
aspects made it possible to appreciate the quota policy as inclusive, rather than
a simple instrument to facilitate access to undergraduate education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ações afirmativas | por |
dc.subject | Sistema de cotas | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.subject | Serviço social | por |
dc.subject | Affirmative actions | eng |
dc.subject | Quota system | eng |
dc.subject | Social inclusion | eng |
dc.subject | Social work | eng |
dc.title | Ações afirmativas e ingresso dos estudantes cotistas no âmbito da UFSM, um estudo na perspectiva do Serviço Social | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso analisa a implementação das Ações
Afirmativas, sistema de cotas, sua efetividade e execução na Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), observando-a como política pública. Baseia se em pesquisas documentais e de dados, realizadas pelo pesquisador,
buscando relacionar com a fundamentação teórica do projeto ético-político
profissional dos Assistentes Sociais, perpassando a matrizteórico
metodológica, com interlocução com a teoria social de Marx, que imprimi
direção ao pensamento e ação do serviço social e assim utilizando também de
revisão de literaturas, sobre a temática levantada, e dados secundários foram
agregados para melhor desenvolvimento da pesquisa. Os dados primários
foram levantados através de relatórios e documentos da PROGRAD em
conjunto com o CPD, órgãos da instituição pesquisada. Tem como base os
primeiros anos de implementação do programa de cotas na instituição com
política própria, fomentada pela autonomia universitária, perpassando pelos
processos de implementação, que culminaram na adesão total da Lei
12.711/12. Ademais a pesquisa preocupou-se em trazer à tona o debate sobre
o caráter inclusivo das Ações Afirmativas, com ênfase na efetividade do
programa em relação ao estudante cotista afro-brasileiro. Os resultados
denotam que a pouca evasão dos estudantes cotistas, o que sugere eficiência
ao programa. Estes aspectos permitiram apreciar a política de cotas como
inclusiva, bem mais que um simples instrumento destinado a facilitar o acesso
ao ensino de graduação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |