dc.contributor.advisor | Batista, Natália Lampert | |
dc.creator | Rodrigues, Emannuelli de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T12:26:03Z | |
dc.date.available | 2023-08-23T12:26:03Z | |
dc.date.issued | 2023-07-13 | |
dc.date.submitted | 2023-07-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30047 | |
dc.description.abstract | The research developed addressed the teaching of Cartography in Elementary School of the
public network of the city of Santa Maria, in Rio Grande do Sul (RS). For this, it was highlighted
how the teachers of the public network see this theme and based on these perceptions we sought
to propose alternative activities for the teaching of Cartography. The school chosen for the
elaboration and development of the proposal was the Escola Estadual de Ensino Fundamental
General Gomes Carneiro, located in the Noal neighborhood. To recognize the scenario studied,
data were collected, through questionnaires, with public school teachers, which supported the
proposition of the pedagogical activity. For the evaluation of this, a preliminary questionnaire
and a subsequent one were made, and the reports of the class teacher were analyzed, seeking to
relate to the demands presented by the base group of teachers. With the results, the gaps and
weaknesses were identified and discussed, which systematized the script of the complementary
activities proposed as a strategy for teaching Cartography, to be sent to all participants in the
initial phase of the proposal. Thus, it was concluded that the activity developed collaborated
with the demands identified by the Geography teachers, as well as for the learning of the
students involved in the testing of the systematized pedagogical proposal. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Geografia | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Oficinas pedagógicas | por |
dc.subject | Geography teaching | eng |
dc.subject | Didactics | eng |
dc.subject | Pedagogical workshops | eng |
dc.title | Estratégias pedagógicas para o ensino de cartografia em uma escola pública de Santa Maria, RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Geografia – Licenciatura | por |
dc.description.resumo | A pesquisa desenvolvida abordou sobre o ensino de Cartografia no Ensino Fundamental da rede
pública da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS). Para isso, destacou-se como os
docentes da rede pública veem essa temática e com base nessas percepções procurou-se propor
atividades alternativas para o ensino de Cartografia. A escola escolhida para a elaboração e o
desenvolvimento da proposta foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes
Carneiro, localizada no bairro Noal. Para o reconhecimento do cenário estudado, foram
levantados dados, por meio de questionários, com os docentes de escolas públicas, os quais
embasaram a proposição da atividade pedagógica. Para a avaliação dessa, fez-se um
questionário preliminar e um posterior, e analisaram-se os relatos da docente da turma,
buscando relacionar com as demandas apresentadas pelo grupo base de professores. De posse
dos resultados, as lacunas e fragilidades foram identificadas e debatidas, o que sistematizou o
roteiro das atividades complementares propostas como estratégia de ensino de Cartografia, a
ser enviada a todos os participantes da fase inicial da proposta. Concluiu-se, assim, que a
atividade desenvolvida colaborou com as demandas identificadas pelos professores de
Geografia, bem como para a aprendizagem dos estudantes envolvidos na testagem da proposta
pedagógica sistematizada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |