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dc.contributor.advisorBolfe, Sandra Ana
dc.creatorDal Ongaro, Fabiano
dc.date.accessioned2023-08-23T13:31:01Z
dc.date.available2023-08-23T13:31:01Z
dc.date.issued2023-07-05
dc.date.submitted2023-07-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30055
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titlePercepções dos residentes pedagógicos do sub-projeto Geografia Sobre as Vivências nas Escolas-Campo de Santa Maria - RS, durante a pandemia (2020-2021)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Geografia - Licenciaturapor
dc.description.resumoA pandemia do vírus SARS-CoV-2 desencadeou mudanças significativas nas práticas educacionals, exigindo a adaptação de todos os envolvidos para práticas de ensino remoto e híbrido. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções dos residentes do sub-projeto de Geografia em três escolas-campo localizadas em Santa Maria/RS. no período de 2020 e 2021. O trabalho aborda os impactos da pandemia na educação, a importância da Geografia para compreender as desigualdades educacionais e a relação entre a pandemia e a intensificação dessas disparidades. Além disso, essa abordagem também explora diferentes aspectos vivênciadospelos residentes, bem como a divulgação das metodologias e ferramentas utilizadas por eles. Quanto à metodologia empregada, destaca-se a descrição das escolas-campo selecionadas, a definição dos critérios de seleção dos relatos dos residentes e a realização de pesquisa bibliográfica, além da observação participante. A análise dos dados coletados conduzida por meio de técnicas qualitativas, a análise bibliográfica, a observação participativa e a análise dos relatórios. Antecipa-se que os resultados obtidos por esta pesquisa contribuam para o entendimento das diferentes realidades enfrentadas pelos residentes da Sub-área de Geografia nas escolas-campo durante a pandemia, fornecendo informações essenciais para a formulação de estratégias de intervenção que visem promover uma educação mais equitativa e inclusiva. Através desse estudo, espera-se fornecer subsídios relevantes para a compreensão dos impactos da pandemia no contexto educacional, destacando a importância de práticas pedagógicas adaptadas à nova realidade, capazes de mitigar as desigualdades existentes e de promover uma educação de qualidade para todos os estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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