dc.description.resumo | O avanço tecnológico vem proporcionando mudanças em todas as áreas do mercado,
principalmente no modo como as organizações vêm realizando seus investimentos. A
aplicação de recursos em ativos intangíveis conta com um crescimento contínuo
desde 1995, o mesmo ocorre na literatura, que aborda o tema com cada vez mais
frequência. Dessa forma, salienta-se que vários estudos abordam a temática da
intangibilidade com diferentes variáveis, contudo existe uma lacuna do porquê do
investimento neste tipo de ativo. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar os
fatores determinantes do investimento em ativos intangíveis de empresas brasileiras.
Com a finalidade de auxiliar a responder tal objetivo, o estudo tem como objetivos
específicos: definir qual o perfil de empresas que compõem a amostra analisada,
analisar a relação entre os ativos intangíveis e as variáveis propostas. Definiu-se como
amostra 234 empresas listadas na B3, que possuíam os dados necessários para a
análise das variáveis conforme as hipóteses levantadas para o estudo. As variáveis
são: valor de mercado; base de ativos; tamanho e idade das organizações. Para coleta
de dados utilizou-se a plataforma Economática e os sites da B3 e das próprias
empresas por meio da coleta manual. A análise dos dados foi realizada por meio do
método de estatística descritiva pela regressão linear múltipla, utilizando o software
Statistical Packagefor the Social Sciences – SPSS®. Dessa forma, os resultados
apontam que a amostra analisada é composta em sua grande maioria por empresas
que negociam Ações Nominativas Ordinárias, situadas principalmente nos setores de
energia e varejo da B3. Além disso, essas organizações possuem suas sedes em
grande maioria na região Sudeste do Brasil. A correlação entre as variáveis apontou
a não existência de altas correlações entre as variáveis independentes com a
dependente, o que pode indicar a não existência de multicolinearidade. Ainda assim,
auferiu-se que a variável Intangibilidade estabeleceu-se como uma grandeza
proporcional com Grau do Capital Intangível, e inversamente proporcional as
grandezas de valor de mercado e tamanho, não apresentando grau de relevância
estatístico com o tamanho das organizações. Como resultado da regressão aponta-
se que o grau do capital intangível é apontado como um determinante para a
intangibilidade, enquanto idade e valor de mercado demonstram relação inversamente
proporcional à intangibilidade. Essa pesquisa contribui para a literatura por utilizar-se
de variáveis, que em conjunto, poucas vezes foram analisadas, além de fornecer
informações sobre o investimento em ativos intangíveis, demonstrando sua
contribuição prática. Como sugestões de estudos futuros, levanta-se a possibilidade
de trabalhar com abordagem qualitativa, como forma de complementar os resultados,
além de delimitar as amostras como por setor, ou tamanho, com a finalidade de
trabalhar com uma amostra mais homogênea. | por |