dc.contributor.advisor | Zonatto, Vinícius Costa da Silva | |
dc.creator | Stangherlin, Isadora de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T12:24:24Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T12:24:24Z | |
dc.date.issued | 2023-07-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30104 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the determinants of CRM use and its consequent effects on
satisfaction of use, perceived benefits and organizational performance of companies
participating in cooperation networks in the supermarket sector. This descriptive research was
carried out through a survey and quantitative data approach (using structural equation
modeling). The research included 70 supermarkets participating in three cooperation networks
that use CRM as a management practice. The results show that the ability to adjust the
task/technology positively influences the perceived ease of use, which is a determining factor
for the perception of usefulness of CRM and its intention to use. With the use of CRM,
organizations can achieve benefits capable of enhancing organizational performance, resulting
from improvements related to sales performance, response time to customers, and the reduction
of decision making time. The definition of more assertive promotional strategies, appropriate
to customers' expectations, is also achieved. Regarding performance, the gains achieved
through the use of CRM include both financial and non-financial returns. Among the non-
financial gains, one can cite the increase in customer retention and satisfaction, and in the cross
selling rate. The main financial gains reported are related to the increase of the organization's
profitability. From these results it can be concluded that the adoption and use of CRM is able
to enhance the organizational performance of supermarket companies participating in
cooperation networks. This research contributes to the advancement of literature on the
adoption and use of customer relationship management (CRM) systems used by supermarket
cooperation networks, highlighting the determinants of use and their consequent effects on
organizational performance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Redes de Cooperação | por |
dc.subject | CRM | por |
dc.subject | Satisfação de Uso | por |
dc.subject | Benefícios Percebidos | por |
dc.subject | Desempenho Organizacional | por |
dc.subject | Cooperation Networks | eng |
dc.subject | CRM | eng |
dc.subject | Satisfaction of Use | eng |
dc.subject | Perceived Benefits | eng |
dc.subject | Organizational performance | eng |
dc.title | Determinantes de uso do CRM e seus efeitos na satisfação e no desempenho organizacional de empresas participantes de redes de cooperação | por |
dc.title.alternative | Determinants of CRM use and its effects on satisfaction and organizational performance of companies participating in cooperation networks | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os determinantes de uso do CRM e seus efeitos
consequentes na satisfação de uso, benefícios percebidos e no desempenho organizacional de
empresas participantes de redes de cooperação do setor de supermercados. Pesquisa descritiva,
foi realizada por meio de levantamento e abordagem quantitativa dos dados (com uso de
modelagem de equações estruturais). Participaram da pesquisa 70 supermercados participantes
de três redes de cooperação, que utilizam o CRM como prática de gestão. Os resultados
encontrados revelam que a capacidade de ajuste da tarefa/tecnologia influencia positivamente
a facilidade de uso percebida, a qual é determinante para que ocorra a percepção de utilidade
do CRM e sua intenção de uso. A partir do uso do CRM, percebe-se que organizações
conseguem alcançar benefícios capazes de potencializar o desempenho organizacional,
decorrentes de melhorias relacionadas a performance em vendas, tempo de resposta para os
clientes e a redução no tempo de tomada de decisão. A definição de estratégias promocionais
mais assertivas, e adequadas as expectativas dos clientes, também é alcançada. Em relação ao
desempenho, os ganhos alcançados em decorrência do uso do CRM abrangem tanto retornos
financeiros, como não financeiros. Entre os ganhos não financeiros, podem-se citar o aumento
da retenção e satisfação dos clientes e da taxa de vendas cruzadas (cross selling). Já os principais
ganhos financeiros reportados estão relacionados ao aumento da rentabilidade da organização.
A partir destes resultados pode-se concluir que a adoção e uso do CRM é capaz de potencializar
o desempenho organizacional de empresas de supermercados participantes de redes de
cooperação. Esta pesquisa contribui para o avanço da literatura sobre a adoção e uso de sistemas
de gerenciamento de relacionamentos com o cliente (CRM), utilizado por redes de cooperação
de supermercados, relevando os determinantes de uso e seus efeitos consequentes no
desempenho organizacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |