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dc.contributor.advisorZonatto, Vinícius Costa da Silva
dc.creatorStangherlin, Isadora de Oliveira
dc.date.accessioned2023-08-29T12:24:24Z
dc.date.available2023-08-29T12:24:24Z
dc.date.issued2023-07-06
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30104
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the determinants of CRM use and its consequent effects on satisfaction of use, perceived benefits and organizational performance of companies participating in cooperation networks in the supermarket sector. This descriptive research was carried out through a survey and quantitative data approach (using structural equation modeling). The research included 70 supermarkets participating in three cooperation networks that use CRM as a management practice. The results show that the ability to adjust the task/technology positively influences the perceived ease of use, which is a determining factor for the perception of usefulness of CRM and its intention to use. With the use of CRM, organizations can achieve benefits capable of enhancing organizational performance, resulting from improvements related to sales performance, response time to customers, and the reduction of decision making time. The definition of more assertive promotional strategies, appropriate to customers' expectations, is also achieved. Regarding performance, the gains achieved through the use of CRM include both financial and non-financial returns. Among the non- financial gains, one can cite the increase in customer retention and satisfaction, and in the cross selling rate. The main financial gains reported are related to the increase of the organization's profitability. From these results it can be concluded that the adoption and use of CRM is able to enhance the organizational performance of supermarket companies participating in cooperation networks. This research contributes to the advancement of literature on the adoption and use of customer relationship management (CRM) systems used by supermarket cooperation networks, highlighting the determinants of use and their consequent effects on organizational performance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedes de Cooperaçãopor
dc.subjectCRMpor
dc.subjectSatisfação de Usopor
dc.subjectBenefícios Percebidospor
dc.subjectDesempenho Organizacionalpor
dc.subjectCooperation Networkseng
dc.subjectCRMeng
dc.subjectSatisfaction of Useeng
dc.subjectPerceived Benefitseng
dc.subjectOrganizational performanceeng
dc.titleDeterminantes de uso do CRM e seus efeitos na satisfação e no desempenho organizacional de empresas participantes de redes de cooperaçãopor
dc.title.alternativeDeterminants of CRM use and its effects on satisfaction and organizational performance of companies participating in cooperation networkseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar os determinantes de uso do CRM e seus efeitos consequentes na satisfação de uso, benefícios percebidos e no desempenho organizacional de empresas participantes de redes de cooperação do setor de supermercados. Pesquisa descritiva, foi realizada por meio de levantamento e abordagem quantitativa dos dados (com uso de modelagem de equações estruturais). Participaram da pesquisa 70 supermercados participantes de três redes de cooperação, que utilizam o CRM como prática de gestão. Os resultados encontrados revelam que a capacidade de ajuste da tarefa/tecnologia influencia positivamente a facilidade de uso percebida, a qual é determinante para que ocorra a percepção de utilidade do CRM e sua intenção de uso. A partir do uso do CRM, percebe-se que organizações conseguem alcançar benefícios capazes de potencializar o desempenho organizacional, decorrentes de melhorias relacionadas a performance em vendas, tempo de resposta para os clientes e a redução no tempo de tomada de decisão. A definição de estratégias promocionais mais assertivas, e adequadas as expectativas dos clientes, também é alcançada. Em relação ao desempenho, os ganhos alcançados em decorrência do uso do CRM abrangem tanto retornos financeiros, como não financeiros. Entre os ganhos não financeiros, podem-se citar o aumento da retenção e satisfação dos clientes e da taxa de vendas cruzadas (cross selling). Já os principais ganhos financeiros reportados estão relacionados ao aumento da rentabilidade da organização. A partir destes resultados pode-se concluir que a adoção e uso do CRM é capaz de potencializar o desempenho organizacional de empresas de supermercados participantes de redes de cooperação. Esta pesquisa contribui para o avanço da literatura sobre a adoção e uso de sistemas de gerenciamento de relacionamentos com o cliente (CRM), utilizado por redes de cooperação de supermercados, relevando os determinantes de uso e seus efeitos consequentes no desempenho organizacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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