Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrites, Jurema Gorski
dc.creatorComim, André Alvarez Grohe
dc.date.accessioned2023-08-29T12:24:39Z
dc.date.available2023-08-29T12:24:39Z
dc.date.issued2023-07-21
dc.date.submitted2023-07-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curo(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciência Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado. RS, 2023.por
dc.description.abstractThis article deals with the trajectory of rock music, both as art and as a consumer commodity. People recognized the emergence of rock music as a worldwide phenomenon of criticism, rebellion, and breaking of paradigms, as well as innovation, directed against the capitalist system and social rules. However, we will also analyze it as merchandise disseminated as an art product in the cultural industry. At the same time, it is a counterculture phenomenon. One of its characteristics is the pendulum movement concerning the concept of merchandise, which is both absorbed by the market and used to show certain autonomy from the market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRock’n’roll, música, arte, merchandisingpor
dc.subjectRock’n’rollpor
dc.subjectmúsicapor
dc.subjectartepor
dc.subjectmerchandisingpor
dc.subjectRock'n'rolleng
dc.subjectmusiceng
dc.subjectarteng
dc.subjectmerchandisingeng
dc.titleRock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Culturalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maris, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoEste artigo trata da trajetória do Rock, tanto como arte, quanto como mercadoria de consumo. O surgimento do Rock foi reconhecido como um fenômeno mundial de crítica, rebeldia e quebra de paradigmas, assim como inovação voltado contra o sistema capitalista e as normas sociais. Entretanto, também será analisado como uma mercadoria disseminada pelo merchandising como produto de arte na indústria cultural. Ao mesmo tempo é um fenômeno de contracultura. Uma característica observada é o movimento pendular desse fenômeno em relação ao conceito de mercadoria, ora absorvido pelo mercado, ora mostrando certa autonomia quanto ao mercado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto