dc.contributor.advisor | Brites, Jurema Gorski | |
dc.creator | Comim, André Alvarez Grohe | |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T12:24:39Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T12:24:39Z | |
dc.date.issued | 2023-07-21 | |
dc.date.submitted | 2023-07-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curo(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciência Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado. RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This article deals with the trajectory of rock music, both as art and as a consumer
commodity. People recognized the emergence of rock music as a worldwide
phenomenon of criticism, rebellion, and breaking of paradigms, as well as
innovation, directed against the capitalist system and social rules. However, we
will also analyze it as merchandise disseminated as an art product in the cultural
industry. At the same time, it is a counterculture phenomenon. One of its
characteristics is the pendulum movement concerning the concept of
merchandise, which is both absorbed by the market and used to show certain
autonomy from the market. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Rock’n’roll, música, arte, merchandising | por |
dc.subject | Rock’n’roll | por |
dc.subject | música | por |
dc.subject | arte | por |
dc.subject | merchandising | por |
dc.subject | Rock'n'roll | eng |
dc.subject | music | eng |
dc.subject | art | eng |
dc.subject | merchandising | eng |
dc.title | Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maris, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Este artigo trata da trajetória do Rock, tanto como arte, quanto como
mercadoria de consumo. O surgimento do Rock foi reconhecido como um
fenômeno mundial de crítica, rebeldia e quebra de paradigmas, assim como
inovação voltado contra o sistema capitalista e as normas sociais. Entretanto,
também será analisado como uma mercadoria disseminada pelo
merchandising como produto de arte na indústria cultural. Ao mesmo tempo é
um fenômeno de contracultura. Uma característica observada é o movimento
pendular desse fenômeno em relação ao conceito de mercadoria, ora absorvido
pelo mercado, ora mostrando certa autonomia quanto ao mercado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |