dc.creator | Marçal, Diego Russowsky | |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T14:39:39Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T14:39:39Z | |
dc.date.issued | 2023-07-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30110 | |
dc.description.abstract | One of the issues that has been discussed in several segments (construction, industry,
commerce, among others) is the performance of the end activities of an organization and how
to increase it without wasting resources, that is, with greater efficiency. Within the Higher
Education Institutions (HEIs) is no different, but here there is a need for improvement in quality,
since the end activities of these HEIs are different in relation to other sectors. According to the
Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), these institutions have as objectives
teaching, research and extension. Thus, it is necessary that they improve their processes aiming
at these three objectives. For this, two philosophies can be applied, that of the Learning
Organization and that of Lean. The first is characterized by facilitating learning to improve
performance (XIE, 2020). The second can be described as a set of management tools, principles
and practices to improve efficiency in different sectors (Danese et al, 2018). In this work, both
will be related to the human factor of the Institution. In this sense, the general objective of the
work is to evaluate the causal relationships between dimensions of the organization that learns,
Soft Lean practices and activities end of an HEI. As specific objectives: a) Evaluate the
influence of dimensions of the organization that learns about soft Lean practices; b) Measure
the perception of performance of HEIs regarding their purpose activities; c) Evaluate the
influence of soft Lean practices on the activities of HEIs; and d) Develop an integrated model
for evaluating the activities of HEIs. To achieve the objectives, a questionnaire was applied,
with a sample of 267 professors from a Higher Education Institution, and then the modeling of
structural equations for data analysis was performed. The results indicated that the practices of
the Learning Organization have a positive and significant impact on the Soft Lean ̧ practices
and that these positively influence the teaching and extension/services activities of an HEI. Still,
no significant relationship was found between Soft Lean practices and research activity. Among
the contributions of the research is the confirmation that servers are very important for the
development of the activities of a Higher Education Institution and that it is necessary to think
of actions that focus on learning opportunities, involve these people so that they improve their
processes. Then, the HEI will be able to have a better quality in its teaching and extension
activities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Organização que aprende | por |
dc.subject | Soft Lean | eng |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | por |
dc.subject | Learning organisation | eng |
dc.subject | Higher Education Institutions | eng |
dc.title | A organização que aprende e sua relação com práticas Soft Lean: uma análise das atividades fins de uma instituição de ensino superior | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Uma das questões que vem sendo discutida em diversos segmentos (construção, indústria,
comércio, entre outros) é a performance das atividades fins de uma organização e como
aumentá-la sem o desperdício de recursos, ou seja, com maior eficiência. Dentro das
Instituições de Ensino Superior (IES) não é diferente, porém aqui há necessidade de melhoria
das atividades fins destas IES, que são diferentes em relação aos demais setores. De acordo com
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estas Instituições possuem como
objetivos o ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, é necessário que melhorem os seus
processos visando estes três objetivos. Para isso, duas filosofias podem ser aplicadas, a da
Organização que Aprende e a Lean. A primeira caracterizada por facilitar o aprendizado para
melhorar o desempenho (XIE, 2020). A segunda pode ser descrita como um conjunto de
ferramentas, princípios e práticas de gestão para melhorar a eficiência em diferentes setores
(Danese et al, 2018). Neste trabalho, as duas estarão relacionadas ao fator humano da
Instituição. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é avaliar as relações causais existentes
entre dimensões da organização que aprende, práticas Soft Lean e atividades fins de uma IES.
Como objetivos específicos: a) Avaliar a influência de dimensões da organização que aprende
sobre práticas soft Lean; b) Mensurar a percepção de desempenho das IES quanto as suas
atividades fins; c) Avaliar a influência de práticas soft Lean sobre as atividades fins das IES; e
d) Desenvolver um modelo integrado de avaliação das atividades fins das IES. Para o alcance
dos objetivos, foi aplicado um questionário, tendo como amostra 267 docentes de uma
Instituição de Ensino Superior, e depois realizada a modelagem de equações estruturais para
análise dos dados. Os resultados indicaram que as práticas da Organização que Aprende
possuem impacto positivo e significante nas práticas Soft Lean¸e que estas influenciam
positivamente as atividades de ensino e extensão/serviços de uma IES. Ainda, não foi
encontrada relação significativa entre práticas Soft Lean e atividade de pesquisa. Entre as
contribuições da pesquisa está a confirmação de que os servidores são muito importantes para
o desenvolvimento das atividades fins de uma Instituição de Ensino Superior e que é necessário
pensar ações que foquem em oportunidades de aprendizado, envolver estas pessoas para que
melhorem os seus processos. Então, a IES poderá ter um melhor resultado em suas atividades
de ensino e extensão. | por |
dc.contributor.advisor1 | Klein, Leander Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7157616811264324 | por |
dc.contributor.referee1 | Sarturi, Greici | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Dirceu da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7070570765429364 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração Pública | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |