dc.contributor.advisor | Grzibowski, Silvestre | |
dc.creator | Disconzi, Piero | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T11:12:36Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T11:12:36Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30123 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present research explores Albert Camus' (1913-1960) essay on ontology titled "O mito de
Sísifo" (1942), in which he introduces his theory of the absurd, aiming to question the
meaning of the world and life for the individual. When questioning themselves, the subject
confronts the feeling of absurdity, expressing a desire for clarity in the face of the world's
opacity. This feeling is presented as an immediate experience in response to the lack of sense
of the world and life. In this research, one of the paths to be analyzed (and, then, considered
an inadequate response) to the feeling of absurdity is the phenomenological method proposed
by Husserl, which, through intentionality - described as the subject's immediate experience -
is seen as a measure that creates distance between the self and its experience. By distancing
itself from experience, this method aligns with one of the consequences of absurdity: the
philosophical question of suicide. Another consequence of absurdity, addressed here, is
revolt, understood as what sustains the individual in the desire for clarity in the face of the
irrationality of the world, subsequently leading to a Phenomenology of Revolt. To support
this phenomenology, the theory of philosopher and phenomenologist Michel Henry will be
articulated through his works "L'essence de la manifestation" (1963) and "Fenomenología
Material” (1990). In these works, Henry introduces the concepts of affectivity and
Pathos-With, which are necessary to understand the absurd as an affection and condition of
fragility shared by all individuals, resulting in intersubjectivity. Both revolt and Pathos-With
reveal how the individual can live with the feeling of absurdity, thus enabling the affirmation
of one's life in solitude. However, the conclusion of this research argues that through
collective revolt, which connects individuals through the shared experience of the absurd and
the constitutive essence of life, this affirmation of life becomes stronger for all subjects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Absurdo | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Intersubjetividade | por |
dc.subject | Revolta | por |
dc.subject | Vida | por |
dc.subject | Absurd | eng |
dc.subject | Affectivity | eng |
dc.subject | Intersubjectivity | eng |
dc.subject | Life | eng |
dc.subject | Revolt | eng |
dc.title | De uma fenomenologia da revolta a uma fenomenologia da vida: possíveis aproximações entre entre Albert Camus e Michel Henry | por |
dc.title.alternative | From a phenomenology of revolt to a phenomenology of life: possible approaches between Albert Camus and Michel Henry | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Filosofia Bacharelado. | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa explora o ensaio de ontologia de Albert Camus (1913-1960), intitulado O
mito de Sísifo (1942), no qual ele introduz sua teoria do absurdo, cujo propósito é questionar
o sentido do mundo e da vida para o sujeito. Perguntando-se, o sujeito se depara com o
sentimento de absurdo que manifesta o desejo de clareza frente a opacidade do mundo. Este
sentimento é apresentado como uma experiência imediata frente ao não sentido do mundo e
da vida. Uma das vias que será analisada e tratada como uma resposta insuficiente para o
sentimento de absurdo será o método fenomenológico proposto por Husserl que, através da
intencionalidade - descrita como a experiência imediata do sujeito - é visto como uma medida
que distancia o si de sua experiência. Distanciando-se da experiência, o método é compatível
com uma das consequências do absurdo: a questão filosófica do suicídio. Outra consequência
do absurdo será a revolta que é entendida como o que sustenta o sujeito a viver no desejo de
clareza frente a irracionalidade do mundo que, posteriormente, resultará em uma
Fenomenologia da Revolta. Para sustentar esta fenomenologia, será articulado a teoria do
filósofo e fenomenólogo Michel Henry (1922-2002) através das suas obras L'essence de la
manifestation (1963) e Fenomenología Material (1990). Nestas obras, Henry introduz o
conceito de afetividade e páthos-com, que serão necessários para compreender o absurdo
como uma afecção e condição de fragilidade que é compartilhada entre todos sujeitos
resultando em uma intersubjetividade. Tanto a Revolta quanto o páthos-com revelam como o
sujeito pode viver com o sentimento do absurdo e, desse modo, é possível afirmar a vida do si
na solidão. Contudo, a conclusão presente nesta pesquisa constitui o argumento de que, pela
Revolta enquanto coletividade que liga os sujeitos pela experiência absurda e pela essência
constituinte da Vida, essa afirmação da vida de todos os sujeitos se torna mais forte. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |