dc.contributor.advisor | Goldschmidt, Andréa Inês | |
dc.contributor.advisor | Oestreich, Laura | |
dc.creator | Nazario, Vivian Marques da SIlva | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T11:14:43Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T11:14:43Z | |
dc.date.issued | 2022-08-11 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30134 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas, RS, 2022. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Ensino de Zoologia | por |
dc.subject | Concepções de imagens | por |
dc.subject | Dados imagéticos | por |
dc.subject | Recursos pedagógicos | por |
dc.title | Imagens disponíveis on-line sobre insetos: o que elas revelam? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão representados os insetos nas imagens
disponibilizadas on-line, verificando suas potencialidades e fragilidades ao servirem como
recurso pedagógico para o ensino de Ciências. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo
enfoque analítico e exploratório das representações imagéticas, utilizando como metodologia a
construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de
pesquisa na web. Foram analisadas as imagens provenientes de um banco de dados resultantes
da pesquisa on-line pela palavra-chave: “Insetos”. Estas foram analisadas individualmente e
divididas em categorias a posteriori. Os resultados sinalizaram que há um número significativo
de imagens com classificação errônea, quais não podem ser usadas como representantes da
classe dos insetos, tornando se barreira no ensino de Ciências. Além disso, esta análise apontou
também que há uma escassez de recursos relacionados a evolução e ciclo de vida dos insetos.
Tal resultado sinaliza quanto ao uso das imagens disponíveis on-line, cabendo ao professor
utilizar as imagens de forma crítica, adequada e responsável. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |