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dc.contributor.advisorFlores, Mariana Flores da Cunha Thompson
dc.creatorSantos, Carolina dos
dc.date.accessioned2023-09-01T17:01:15Z
dc.date.available2023-09-01T17:01:15Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.date.submitted2023-02-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30155
dc.descriptionTrabalho de conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Licenciatura, RS, 2023por
dc.description.abstractGiven the contemporary particularities of the students, History Teaching needs to adapt to its new languages and technologies, as well as to their own knowledge construction structures so that History classes can attribute meaning to their lores. Thus, the intention here is to present a didactic game on the theme of Colonial Slavery from a perspective that places enslaved African men, women and their descendants at the center of the historical narrative. “Dame-Dame – vidas negras no Brasil Colonial” is a multi-track didactic game that aims to review the thematic curricular unit of Brasil Colonial and deepen the subject of Slavery, with a didactic-pedagogical proposal that foucus on the meaningful learning of the students in its construction as an agent historical subject in and of History. This work constitutes an effort to contribute to Law Nº 10.639/03, which makes the teaching of Afro-Brazilian History and culture mandatory in the basic education system, and also a defense of teacher training programs – Programa Institucio-nal de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) and Programa Residência Pedagógica – available to undergraduate students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogo didáticopor
dc.subjectEscravidãopor
dc.subjectBrasil Colonialpor
dc.subjectLei Nº 10.639/03por
dc.subjectDidatic gameeng
dc.subjectSlaveryeng
dc.subjectColonial Brazileng
dc.subjectLaw Nº 10.639/03por
dc.titleDame-dame – vidas negras no Brasil Colonial: um jogo de tabuleiro para o ensino de história da escravidãopor
dc.title.alternativeDame-dame – blak lives in Colonial Brasil: a board game for teaching thehistory of elaveryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de História Licenciatura.por
dc.description.resumoDada as particularidades da contemporaneidade dos e das discentes, o Ensino de História pre-cisa adaptar-se às suas novas linguagens e tecnologias, bem como às suas estruturas próprias de construção do conhecimento para que as aulas de história possam atribuir sentido aos seus saberes. Dessa forma, este trabalho constituiu-se no desenvolvimento de um jogo didático sobre o tema da Escravidão Colonial a partir de uma perspectiva que coloca africanas, africanos e seus descendentes escravizados na centralidade da narrativa histórica. “Dame-Dame – vidas negras no Brasil Colonial” é um jogo didático multitrilha que tem em vista a revisão da unidade temática curricular de Brasil Colonial e o aprofundamento do tema Escravidão, com uma pro-posta didático-pedagógica de que visa a aprendizagem significativa do alunado na sua constru-ção como sujeito histórico agente na e da História. Este trabalho constitui-se de um esforço de contribuição com a Lei Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira na rede de educação básica, e, também, uma defesa dos programas de formação do-cente – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residên-cia Pedagógica – disponíveis aos graduandos de licenciaturas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA::HISTORIA DA SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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