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dc.contributor.advisorGoldschmidt, Andréa Inês
dc.contributor.advisorLucas, Elaine Maria
dc.creatorBernandi, Geovane
dc.date.accessioned2024-09-01T17:02:14Z
dc.date.available2024-09-01T17:02:14Z
dc.date.issued2022-08-18
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30159
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas, RS, 2022.por
dc.description.abstractPreconceptions play an important role in the teaching and learning processes of students, but teachers must be aware of them in the classroom, as they can both help in the construction of scientific knowledge and act as obstacles in learning, when not appropriate. . One of the topics that deserves concern in teaching refers to the study of conceptions about amphibians, a highly threatened group that, in addition to suffering from the impacts of environmental degradation, suffers prejudice, also due to lack of information, which can contribute to its extermination. Therefore, the objective of this research was to investigate the previous conceptions of students in the early years of elementary school in urban and rural schools, about amphibians. The research was developed within a qualitative approach, involving a case study, in two different school realities, one in a rural environment and another in an urban environment, in Palmeira das Missões, RS. 92 students participated in the research, 75 from urban schools and 17 from rural schools. The analysis of the results showed that the group of amphibians is still unknown among the students, being little worked in the classroom. It was found that the stereotyped appearance associated with the real image of frogs is one of the factors that end up causing negative feelings in students. The students' lack of adequate information regarding the group is also noted when 79.3% stated that these animals transmit diseases, which is not true. In addition, it was noted that the removal of children from natural environments, due to living in urban contexts, can result in a lesser knowledge of beings and processes of nature on their part, contributing to the environmental devaluation, making it necessary to use strategies didactics that address the characteristics of amphibians, as well as demystify the negative aspects linked to this group. Knowledge about these animals can lead to a less prejudiced view and thus contribute to their conservation, through the protection of the environments they occupy to live and reproduce.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectConhecimento préviopor
dc.subjectConservaçãopor
dc.subjectAnfíbiospor
dc.subjectBiologyeng
dc.subjectPrevious knowledgeeng
dc.subjectConservationeng
dc.subjectAmphibianseng
dc.titleConcepções sobre os anfíbios entre alunos de anos iniciais: estudo comparativo entre escola urbana e ruralpor
dc.title.alternativeConceptions about amphibians among early years studentes: comparative study between urban and rural schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Biológicaspor
dc.description.resumoAs concepções prévias assumem um importante papel nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes, sendo assim os professores devem estar atentos a elas em sala de aula, pois podem tanto auxiliar na construção do conhecimento científico, como funcionar como obstáculos na aprendizagem, quando não adequadas. Um dos temas que merece preocupação no ensino, se refere ao estudo sobre as concepções acerca dos anfíbios, um grupo bastante ameaçado, que além de sofrer com os impactos da degradação ambiental, sofre preconceitos, também por falta de informações, o que pode contribuir para o seu extermínio. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções prévias de alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas urbana e rural, acerca dos anfíbios. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso, em duas realidades escolares distintas, uma de ambiente rural e outra urbano, em Palmeira das Missões, RS. Participaram da pesquisa, 92 alunos, sendo 75 de escola urbana e 17 de escola rural. A análise dos resultados mostrou que o grupo dos anfíbios ainda é desconhecido entre os alunos, sendo pouco trabalhado em sala de aula. Verificou-se que a aparência estereotipada associada à imagem real dos anuros é um dos fatores que acabam causando sentimentos negativos nos alunos. A falta de informação adequada dos alunos em relação ao grupo também é notada quando 79,3% afirmaram que esses animais transmitem doenças, o que não é verdade. Além disso, notou-se que o afastamento das crianças dos ambientes naturais, devido a vivência em contextos urbanos, pode resultar em um menor conhecimento dos seres e processos da natureza por parte delas, contribuindo para a desvalorização ambiental, fazendo necessário o uso de estratégias didáticas que abordem as características dos anfíbios, bem como, desmistifique os aspectos negativos ligados a este grupo. O conhecimento em relação a esses animais pode levar a um olhar menos preconceituoso e assim contribuir para a conservação dos mesmos, por meio da proteção dos ambientes que eles ocupam para viver e se reproduzir.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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