Pesquisas relacionadas com a permanência de estudantes no ensino superior: uma revisão de produções brasileiras de 2017 a 2022
Resumo
A permanência no ensino superior é algo discutido e trabalhado pelo poder público, sendo vital
para a formação de novos profissionais e do êxito financeiro de muitas famílias. Esse estudo
teve como objetivo responder a seguinte questão: “Quais são os fatores ligados a permanência
e evasão no ensino superior?”. Para a elaboração desse estudo foram utilizados artigos do
Google Acadêmico, os trabalhos foram identificados em quadros onde se identificou o tipo da
pesquisa e as palavras chave utilizadas então foram agrupados por categorias de significância,
por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), onde foram agrupados e analisados nas
categorias : 1) Fatores Relacionados ao Trabalho e demais Aspectos Financeiros; 2) Fatores
Relacionados à Interação Social e Políticas Públicas; 3) Fatores Relacionados a Discriminação
e Preconceito e 4) Fatores Intrínsecos ao Sujeito. A partir da análise dessas categorias foi
possível elencar alguns aspectos importantes para a permanência do sujeito em cursos de
graduação, como o socioeconômico, bolsas, auxílios, reprovação, engajamento e até mesmo
questões estruturais para pessoas com deficiência e o uso do nome social para pessoas trans.
Por meio da análise, pode-se inferir que os fatores que impedem o sujeito de permanecer em
cursos de graduação são muitos, mas que podem ser amenizados por políticas públicas e até
mesmo prevenidos com estudos e levantamento de dados socioeconômicos dos estudantes, para
que futuras políticas de permanência sejam realmente efetivas.
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