dc.contributor.advisor | Rabenschlag, Denis Rasquin | |
dc.creator | Santos, Kelvin Jean Freitas dos | |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T13:00:20Z | |
dc.date.available | 2023-09-06T13:00:20Z | |
dc.date.issued | 2023-08-16 | |
dc.date.submitted | 2023-08-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30184 | |
dc.description.abstract | The goal of this article is to describre the production process and execute an economic
viability analysis on a second steerable axle assembly in trucks project made in
Rodekar Implementos Rodoviários LTDA at Estrela-RS. Due to the rising demand for
trucks with higher load capacity, cargo carriers companies see the second steerable
axle installation in trucks as a way of adapt their vehicles without needing a fleet
replacement. In this scenario, the truck repairement shops specialized in this field have
multiplied, causing the prices to be very wide. Hence, this article sought, at first,
describe the production process step-by-step in order to get familiar with the subject.
Afterwards, a data survey was conducted about the market prices, raw material costs,
labor costs, taxes and indirect costs related to the process. In order to underpin the
subject, a bibliografic research was made through the reading of articles, laws,
governamental resolutions, books, academic articles and websites. The study focused
on wheter there was profit or not in a project of installation of a second steerable axle
during a specific month and with three differents sources of income (pessimist,
optimist, and realist). In the end, the results found have showed how the different
scenarios of income impact on the economic indicators and, more specifically, on
profit, bringing light to which aspects of the project can be improved in order to optimize
the process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | second-steerable-axle | eng |
dc.subject | trucks | eng |
dc.subject | economic analysis | eng |
dc.subject | 2º eixo direcional | por |
dc.subject | caminhões | por |
dc.subject | análise econômica | por |
dc.title | Análise de viabilidade econômica da instalação de 2º eixo direcional em caminhões | por |
dc.title.alternative | Analysis of economic viability of a second steerable axle assemply in trucks | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise técnica e de viabilidade
econômica da instalação de 2º eixo direcional em caminhões produzidos na empresa
Rodekar Implementos Rodoviários LTDA, localizada em Estrela-RS. Nesse contexto,
devido à crescente demanda por caminhões com maior capacidade de carga sem
ultrapassar o Peso Bruto Total permitido, empresas transportadoras de cargas
enxergam na instalação do 2º eixo direcional uma maneira de adequar seus veículos
sem a necessidade de substituição da frota. Nesse cenário, as oficinas mecânicas
especializadas nesse ramo se multiplicaram, fazendo com que os preços praticados
sejam bastante variados. A partir disso, o presente trabalho buscou, primeiramente,
descrever o processo produtivo, por meio de um passo a passo, para uma melhor
familiarização em relação ao assunto. Após isso, realizou-se levantamento de dados
sobre os preços praticados pelo mercado, custos com matéria-prima, mão de obra,
impostos e custos indiretos envolvidos no processo. Ademais, com a intenção de
embasar o trabalho, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto, por meio
da consulta de artigos, leis complementares, resoluções governamentais, livros,
trabalhos acadêmicos e sites. O estudo focou em saber se havia lucro ou não em
projetos de instalação de 2º eixo direcional durante um determinado período e em três
tipos de fontes de receita (pessimista, otimista e realista). Por fim, os resultados
obtidos mostraram como os diferentes cenários de receitas impactam nos indicadores
econômicos e, mais especificamente, no lucro, trazendo à tona um debate sobre quais
aspectos do projeto podem ser explorados, visando otimizar o processo de instalação
de 2º eixo direcional em caminhões produzidos na empresa estudada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |