Cartografia escolar, geotecnologias e a teoria das inteligências múltiplas: a construção de conhecimentos geográficos no ensino fundamental
Resumen
A linguagem cartográfica é de extrema importância no ambiente escolar, visto que auxilia os alunos compreenderem o espaço onde estão inseridos. Assim, na Cartografia Escolar, pode-se desenvolver temáticas pertinentes ao espaço vivido por meio da aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo geral estudar/identificar a contribuição da Teoria das Inteligências Múltiplas na construção de conhecimentos geográficos e cartográficos, utilizando recursos analógicos e digitais. A atividade foi desenvolvida na EMEF. J/AO CAIC Luizinho de Grandi, situada no bairro Lorenzi, em Santa Maria (RS), em turmas de 6º e 7º ano, em 2016. Em um primeiro momento, realizou-se a aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento prévio por parte dos estudantes. Após, realizou-se a confecção de três mapas de uso e ocupação do solo: do bairro Lorenzi (manual e digital) e outro da escola no qual fez-se uso de receptores GPS para marcar pontos de interesse e construir a representação gráfica. Posteriormente, fora aplicado novamente um questionário que serviu para avaliar o entendimento dos temas. A partir da análise das respostas dos discentes, notou-se que a atividade apresentou resultados positivos, visto que, quando comparado o primeiro questionário com o segundo, visualizou-se uma evolução do entendimento e da compreensão das variáveis desenvolvidas, além da motivação das inteligências espacial, natural, pictórica e musical. Desse modo, ressalta-se que estudar as inteligências múltiplas é essencial ao professor de Geografia, da mesma forma que a diversificação das aulas, estimulando diferentes inteligências, pode apresentar maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem.