dc.contributor.advisor | Figueiró, Adriano Severo | |
dc.creator | Campos, Josiane Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T18:35:35Z | |
dc.date.available | 2023-09-18T18:35:35Z | |
dc.date.issued | 2022-02-21 | |
dc.date.submitted | 2022-02-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30229 | |
dc.description.abstract | In Brazil, textbooks are distributed free of charge by the National Book and Teaching Material
Program (PNLD), covering, since 2015, all curricular subjects and all years/grades. However,
these books have a commercial character, being sold throughout the national territory and,
therefore, bringing examples on a national-international scale. It is understood that the student
feels more motivated in the classroom when he makes connections between the syllabus and
his daily life, and it is precisely on this line of reasoning that heritage education (also called
geoeducation) is based to substantiate his need. Educating about heritage means helping the
student to learn about what surrounds him and to feel belonging to this territory, seeking to
preserve it. However, there is a deficit of teaching materials that fulfill this role, and it is
necessary to produce them. In this perspective, the present work aimed to build a textbook on
the territory of the Quarta Colônia Aspirante Unesco Geopark, in order to subsidize the
Geography classes of Elementary School, offering assistance to the qualification of knowledge
in geoeducation in the schools of the territory. The aforementioned geopark has 2,923 km²,
distributed in 9 municipalities, which together have a population of approximately 60,000
inhabitants, and represents a territory of high geoheritage value, which claims certification as a
UNESCO world geopark. Methodologically, an exploratory qualitative approach was used,
with bibliographic and documental research being carried out, guided by weekly meetings. The
results achieved regarding the final product were satisfactory and fit within what was idealized
for the textbook. Structurally has five units, that present, respectively, the general/political
characterization of the territory, the municipalities and particular elements of each one, the
relief, the hydrography and the landscape. Finally, it is worth mentioning that the textbook will
be provided, at least in a virtual way, to the schools that make up the territory of the Quarta
Colônia Aspirante Unesco Geopark and it is expected, therefore, that it will be a significant
resource for student learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Caderno didático | por |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Geoparque | por |
dc.subject | Quarta Colônia | por |
dc.subject | Geoeducação | por |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Heritage education | eng |
dc.subject | Geopark | eng |
dc.subject | Geoeducation | eng |
dc.title | Caderno didático do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO: uma ferramenta da geoeducação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Geografia - Licenciatura Plena. | por |
dc.description.resumo | No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro
e do Material Didático (PNLD), abrangendo, desde 2015, todas as disciplinas curriculares e
todos os anos/séries. No entanto, esses livros possuem um caráter comercial, sendo vendidos
para todo o território nacional e, logo, trazendo exemplificações de escala nacionalinternacional.
É entendido que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz
ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, sendo justamente essa linha de
raciocínio que a educação patrimonial (dentro da qual se coloca a geoeducação) se baseia para
fundamentar sua necessidade. Educar sobre o patrimônio do território significa auxiliar o
educando a aprender sobre o que lhe rodeia e se sentir pertencente a esse território, buscando
conservá-lo. No entanto, há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo
necessário produzi-los. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo construir um
caderno didático acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim
de subsidiar as aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação
do conhecimento em geoeducação e educação patrimonial nas escolas do território. O referido
geoparque possui 2.923 km², distribuídos em 9 municípios, que, juntos, somam uma população
de aproximadamente a 60 mil habitantes, e representa um território com alto valor
geopatrimonial, que pleiteia a certificação como geoparque mundial da UNESCO.
Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa exploratória, sendo realizadas
pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os
resultados alcançados referentes ao produto final foram satisfatórios e se enquadram dentro do
que se idealizava para o caderno didático, sendo estruturalmente organizado em 5 unidades que
apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e
elementos particulares de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer
que o caderno didático será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que
compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco e espera-se, portanto,
que seja um recurso significativo para a aprendizagem dos discentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |