HORTA ESCOLAR E COMUNITÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA EDNA MAY CARDOSO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS
Abstract
Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta da experiência complementada pelo Projeto de extensão “Horta Escolar e comunitária no Colégio Edna May Cardoso” do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa-ação ocorreu no período de maio/2022 até os dias atuais e alia-se no projeto que busca incentivar a produção de alimentos orgânicos bem como a educação ambiental a partir do espaço de horta ao lado da escola. Para este trabalho de conclusão de curso, todavia, foi-se mais além do proposto, outros desafios foram apontados. Através da pesquisa-ação, conversando com os moradores, observando a dinâmica da comunidade, se buscou a intervenção prática (ação) através de oficinas e conversas, bem como a observação sobre sustentabilidade e os desafios que permeiam o contexto da Horta Escolar e Comunitária Edna May Cardoso. Aborda-se também a relevância do trabalho para uma rede de ações posteriores à pesquisa, com o objetivo de colaborar para a melhoria das condições de vida dos participantes. A atividade de pesquisa procurou desenvolver ações educativas ambientais com dois diferentes grupos de participantes, os alunos do ensino fundamental da escola e os moradores e participantes que produzem na horta, sendo os principais sujeitos envolvidos com o tema, buscando a troca de conhecimentos, o diálogo, estratégias coletivas e a cooperação da comunidade. A partir dessa delimitação dos sujeitos da pesquisa, da aplicação da metodologia com prática a campo, construindo a partir dessa pesquisa-ação-participativa dentro de um contexto social e um espaço-tempo, conhecimentos sobre a realidade e o significado social do tema dessa pesquisa.