dc.creator | Guimarães, Magáli Beck | |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T19:06:47Z | |
dc.date.available | 2023-10-26T19:06:47Z | |
dc.date.issued | 2023-10-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30394 | |
dc.description.abstract | Ageism is a multifaceted, socially constructed phenomenon that is highly detrimental to society
as a whole, with more pronounced deleterious effects on the mental health and quality of life
of the elderly. Gerontological education and intergenerational contact are proven strategies in
effectively combating ageism, especially when targeted at teenagers and young adults in
university settings. In this context, the aim of this study is to investigate the association between
gerontological education and intergenerational contact with ageism among dental students. To
achieve this, the research was divided into 2 phases: 1) identification of gerontological
education in the studied courses through documental analysis, and 2) surveying
intergenerational contact and ageism in the sample through a questionnaire containing an
ageism scale (ASDS-Braz). The sample included students enrolled in the final year of dental
programs at federal Higher Education Institutions (HEIs) in Rio Grande do Sul. For the analysis
of the outcome (ageism), considering contextual variables (HEIs – level 1) and individual
variables (individuals – level 2), Multilevel Poisson Regression was conducted. The results are
presented with a 95% confidence interval. Students whose HEIs incorporate gerontological
education as a cross-cutting axis of instruction demonstrated a 13 lower likelihood of exhibiting
ageism compared to students from HEIs that offer specific isolated disciplines involving
gerontological themes. Furthermore, students who report having a poor relationship with
elderly family members are up to 45% more likely to exhibit ageism than those with an excellent
relantionship. The findings of this study lead to the conclusion that there is a scarcity of
gerontological education in the training of dentists, suggesting that integrating this knowledge
transversally into dental curricula could effectively reduce ageism among students.
Addicionally, reinforcing positive aspects of intergenerational relationship seems to be a strong
strategy in combating ageism within this population. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Odontologia geriátrica | por |
dc.subject | Gerontologia | por |
dc.subject | Ageísmo | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Dental | eng |
dc.subject | Graduate | eng |
dc.subject | Geriatric dentistry | eng |
dc.subject | Gerontology | eng |
dc.subject | Ageism | eng |
dc.title | Ageísmo em estudantes de odontologia das universidades federais do Rio Grande do Sul – um estudo multicêntrico | por |
dc.title.alternative | Ageism in dentistry students of the federal universities of Rio Grande do Sul – a multicenter study | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O ageísmo é um fenômeno multifacetado, socialmente construído e altamente nocivo para a
sociedade como um todo, com efeitos deletérios mais pronunciados na saúde mental e qualidade
de vida de idosos. A educação gerontológica e o contato intergeracional são estratégias
comprovadamente eficazes no combate ao ageísmo, principalmente quando direcionadas a
adolescentes e jovens adultos em idade universitária. Neste contexto, o objetivo deste estudo é
investigar a associação entre educação gerontológica e contato intergeracional com o ageísmo
em estudantes de Odontologia. Para tanto, a pesquisa foi dividida em 2 fases: 1) identificação
da educação gerontológica nos Cursos estudados, através de análise documental e 2)
levantamento do contato intergeracional e ageísmo na amostra, através de um questionário
contendo uma escala de ageísmo (ASDS-Braz). A amostra envolveu estudantes matriculados
no último ano de graduação dos Cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior
(IES) federais do Rio Grande do Sul. Para análise do desfecho (ageísmo), segundo as variáveis
contextuais (IES– nível 1) e individuais (indivíduos – nível 2), foi realizada Regressão de
Poisson em multinível. Os resultados são apresentados com intervalo de confiança de 95%.
Estudantes cuja IES apresenta a educação gerontológica como um eixo transversal de ensino
demonstraram ter de 13% menos chance de apresentar ageísmo que estudantes de uma IES que
apresenta disciplinas pontuais e específicas envolvendo a temática gerontológica. Além disso,
o estudante que relata uma relação ruim com a pessoa idosa familiar chega a ter 45% mais
chance de apresentar ageísmo que aquele com uma ótima relação. Os resultados deste estudo
permitem concluir que há escassez de educação em gerontologia na formação de cirurgiõesdentistas, sugerindo-se que a incorporação desse conhecimento de forma transversal nos
currículos de Odontologia possa ser efetiva na redução do ageísmo nos estudantes. Além disso,
fortalecer aspectos positivos de relacionamento intergeracional parece ser uma forte estratégia
de combate ao ageísmo nessa população. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pivetta, Hedioneia Maria Foletto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9518521941876440 | por |
dc.contributor.referee1 | Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral | |
dc.contributor.referee2 | Duarte, Gustavo de Oliveira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6092718458445580 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciências da Saúde | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gerontologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |