Avaliação institucional de egressos (alumni) no ensino superior: os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
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Data
2023-03-23Primeiro membro da banca
Mortari, Elisangela Carlosso Machado
Segundo membro da banca
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os egressos são o legado das Instituições de Ensino Superior (IES) para a sociedade. Realizar
seu acompanhamento é estratégico para a instituição diagnosticar a qualidade do ensino
oferecido. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as práticas de avaliação institucional
interna de egressos na Pós-Graduação (PG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Contrariamente aos estudos com egressos, esta pesquisa, inspirada em Paul (2015), teve como
objeto de análise os processos institucionais internos de como se faz a avaliação dos egressos
da PG e não efetivamente o resultado da sua avaliação. Para tanto, desenvolve-se a compreensão
sobre: 1) as práticas e as políticas institucionais de avaliação e qualidade; 2) os egressos e 3) as
diretrizes da CAPES. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa exploratória,
caracterizando-se como estudo de caso, em programas de Pós-Graduação da UFSM. A coleta
foi por meio de dados primários: documentos que regem as políticas de avaliação interna e
externa; e secundários, por meio de três instrumentos: entrevistas semiestruturadas,
questionários e observação participante. As entrevistas foram realizadas com dois
representantes da IES (PRPGP e PRP); os questionários foram enviados aos 61 PPGs da IES,
sendo respondidos e válidos de 48 programas; e a observação participante ocorreu durante o
“IV Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM - 2022”.
Os resultados deste estudo permitem diagnosticar aspectos relevantes sobre a avaliação e
acompanhamento do egresso, visto que propõe sugestões, bem como colabora com a criação de
critérios para um acompanhamento de egressos institucionalizados na UFSM. Por meio dos
dados, conheceram-se as boas práticas realizadas pelos PPGs e os métodos de relacionamento
com ex-alunos. Os resultados demonstram que os programas que possuem atratividade e
benefícios aos egressos são os que obtiveram melhor retorno dos questionários enviados pelos
programas. Logo, ações realizadas pelos PPGs são determinantes para o seu relacionamento
com o egresso e, consequentemente, para avaliar a qualidade do ensino oferecido. Desta
maneira, os resultados permitiram a identificação de possíveis indicadores, que visam a
construção dos critérios para elaboração das Políticas Institucionais de acompanhamento dos
egressos na UFSM. O estudo vai ao encontro das necessidades da instituição, demonstrando
um diagnóstico da Pós-Graduação da UFSM e trazendo possibilidades para a implementação
das Políticas Institucionais de acompanhamento aos egressos.
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