Mostrar registro simples

dc.creatorVieira, Maria Cecília Caldeira
dc.creatorLuiz, Pedro Henrique Aires
dc.creatorChagas, Gabriel Oliveira das
dc.creatorFriedrich, Álan da Costa
dc.creatorNascimento, Samuel Carneiro do
dc.creatorZinn, Carla da Luz
dc.creatorVargas, Diogo Ribeiro
dc.creatorTischer, Celso Becker
dc.creatorOliveira, Adriano Quilião de
dc.date.accessioned2023-11-20T19:59:14Z
dc.date.available2023-11-20T19:59:14Z
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30553
dc.languageporpor
dc.relation.ispartof15TH SEMINAR ON POWER ELECTRONICS AND CONTROL (SEPOC 2023)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArduínopor
dc.subjectcultura makerpor
dc.subjecteletrônicapor
dc.subjectensinopor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.subjectrobótica educacionalpor
dc.titleAprendizado na área de linguagens no ensino fundamental com a contribuição da robótica educacional e cultura makerpor
dc.typeTrabalho Publicado em Eventopor
dc.description.resumoAtualmente, com a digitalização crescente, é evidente a necessidade de se capacitar pessoas para as áreas de tecnologia, robótica e campos relacionados. No entanto, as escolas, sobretudo, as universidades, vem enfrentado diversos desafios quando se trata em realizar uma formação voltada para esses novos anseios da sociedade. Assim, surge a necessidade de se elaborar novos meios de ensino, sendo um deles o studio maker. Caracterizado por ser um ambiente de aprendizado em que os estudantes podem se envolver em atividades práticas, criativas e colaborativas para projetar e criar projetos. E também, a necessidade de se expandir o alcance desse método, que hoje ainda é pouco utilizado para áreas que não estão relacionadas com as ciências exatas, um fator que se torna obstáculo, justamente pelo estranhamento inicial causado pela pouca difusão desse tipo de estúdio nesses meios. Em resposta a isso, o presente trabalho, retrata um projeto realizado com o propósito de desmistificar o uso da robótica educacional com a Área das Linguagens, sobretudo do componente curricular de Língua Portuguesa, baseando-se na metodologia central da cultura maker. O projeto está em andamento, e atualmente está sendo desenvolvido na Escola Estadual Virgilino Jayme Zinn, em Cachoeira do Sul, RS. Até o presente momento, foi possível obter resultados positivos por parte dos estudantes que participaram das atividades. Os resultados foram mensurados com a aplicação de questionários. E, para além dos questionários, também foi possível se observar uma melhora visível nas habilidades técnicas, cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Por isso, essa iniciativa tem se mostrado como uma forte ferramenta para preparar os estudantes para enfrentar os desafios futuros em um mundo cada vez mais tecnológico. https://doi.org/10.53316/sepoc2023.043por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Proceedings of the 15th Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2023) [51]

    The SEPOC 2023 was an international technical, scientific, and industrial event, with the support of IEEE. Its main objective of was to provide interaction among academia and industry to discuss the latest cutting-edge technologies on Power Electronics and Control and their applications. In 2023, the main topic of the seminar was: Energy Transition: Driving decarbonization through innovative solutions and technologies applied to Power Electronics and Distributed Generation. The event was open to the national and international community, being a great opportunity for technical discussions and bringing together researchers, engineers, entrepreneurs, and students.

    Conference Chair and Proceedings Editor: Prof. Dr. Laura Lisiane Callai dos Santos
    Conference Co-Chair and Proceedings Co-Editor: Prof. Dr. Nelson Knak Neto
    Proceedings Co-Editors: Prof. Dr. Gustavo Guilherme Koch
    Prof. Dr. Thieli Smidt Gabbi


    IEEE Proceedings: https://doi.org/10.1109/SEPOC58810.2023

    www.sepoc.com.br

Mostrar registro simples