Mostrar registro simples

dc.creatorSeidel, Alysson Raniere
dc.creatorFonseca, William D'Andrea
dc.creatorMenke, Maikel
dc.creatorCipriani, João Pedro
dc.creatorMinuzzi, Eduardo
dc.date.accessioned2023-11-21T11:59:49Z
dc.date.available2023-11-21T11:59:49Z
dc.date.submitted2023-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30563
dc.languageporpor
dc.relation.ispartof15TH SEMINAR ON POWER ELECTRONICS AND CONTROL (SEPOC 2023)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDispositivo eletromecânicopor
dc.subjectturntableeng
dc.subjectmesa giratóriapor
dc.subjectmotor de passopor
dc.subjectmicrocontroladorpor
dc.subjectArduinopor
dc.subjectensino para engenhariapor
dc.subjectensino ativopor
dc.subjectmedições acústicaspor
dc.subjectdirecionalidade sonorapor
dc.subjecteletrônica de potênciapor
dc.subjectruído elétricopor
dc.subjectruído sonoropor
dc.titleDesenvolvimento de uma mesa giratória para aplicação em ensino multidiciplinar nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Acústicapor
dc.typeTrabalho Publicado em Eventopor
dc.description.resumoA participação ativa dos discentes em aulas práticas nas instituições universitárias potencializa significativamente o processo de assimilação do conhecimento. Neste panorama, o presente artigo apresenta a concepção meticulosa e a implementação de uma mesa giratória, com especial atenção às vertentes da Engenharia Elétrica e Acústica. O artigo explora as bases conceituais e os procedimentos intrínsecos à materialização deste instrumento, sublinhando sua relevância como dispositivo pedagógico multidisciplinar. Vale ainda ressaltar que, sua proeminência não se restringe somente à capacitação prática nas esferas das engenharias, mas também permeia o campo da pesquisa científica. A contribuição deste trabalho é dual: inicialmente, delineia-se uma metodologia sequencial para a confecção da mesa giratória, otimizada para ser conduzida por docentes e discentes sob o paradigma de metodologias ativas de ensino. Na sequência, apresentam-se casos práticos oriundos da aplicação versátil dessa ferramenta, atestando sua significância e potencial impacto no âmbito educacional e técnico da engenharia. https://doi.org/10.53316/sepoc2023.027por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Proceedings of the 15th Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2023) [51]

    The SEPOC 2023 was an international technical, scientific, and industrial event, with the support of IEEE. Its main objective of was to provide interaction among academia and industry to discuss the latest cutting-edge technologies on Power Electronics and Control and their applications. In 2023, the main topic of the seminar was: Energy Transition: Driving decarbonization through innovative solutions and technologies applied to Power Electronics and Distributed Generation. The event was open to the national and international community, being a great opportunity for technical discussions and bringing together researchers, engineers, entrepreneurs, and students.

    Conference Chair and Proceedings Editor: Prof. Dr. Laura Lisiane Callai dos Santos
    Conference Co-Chair and Proceedings Co-Editor: Prof. Dr. Nelson Knak Neto
    Proceedings Co-Editors: Prof. Dr. Gustavo Guilherme Koch
    Prof. Dr. Thieli Smidt Gabbi


    IEEE Proceedings: https://doi.org/10.1109/SEPOC58810.2023

    www.sepoc.com.br

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto