Simulação, controle e guiamento a partir da linha de visada de um dirigível para operação em ambiente interno
dc.creator | Bellinaso, Lucas Vizzotto | |
dc.creator | Moraes, Deniel Desconzi | |
dc.creator | Silva, André Luis da | |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T12:57:47Z | |
dc.date.available | 2023-11-21T12:57:47Z | |
dc.date.submitted | 2023-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30577 | |
dc.language | por | por |
dc.relation.ispartof | 15TH SEMINAR ON POWER ELECTRONICS AND CONTROL (SEPOC 2023) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Controle | por |
dc.subject | Dirigíveis | por |
dc.subject | Indoor | por |
dc.subject | Guiamento | por |
dc.subject | Simulação | por |
dc.title | Simulação, controle e guiamento a partir da linha de visada de um dirigível para operação em ambiente interno | por |
dc.type | Trabalho Publicado em Evento | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, novas aplicações para aeronaves remotamente pilotadas tem surgido. No nicho de operações em ambientes fechados, como filmagem e publicidade, dirigíveis autônomos destacam-se, pela elevada autonomia, atrelada à estabilidade e baixo ruído com navegação segura nesses ambientes devido à sua baixa velocidade de operação.Este trabalho apresenta um sistema de guiamento e controle para um dirigível com três propulsores fixos. Primeiramente, um modelo dinâmico com seis graus de liberdade é introduzido, sendo parametrizado de acordo com as dimensões físicas de uma aeronave considerada referência para dirigíveis de pequeno porte. Uma lei de controle é obtida para o modelo linearizado e invariante no tempo do sistema. É apresentada uma lei de guiamento para controle de rumo no plano látero-direcional e velocidade translacional no plano longitudinal. As trajetórias a serem acompanhadas pelo sistema, no modo autônomo, são estabelecidas por sequências de pontos de passagem no espaço aéreo. O sistema de guiamento foi testado considerando trajetórias comuns à operação de uma aeronave em ambiente fechado. https://doi.org/10.53316/sepoc2023.037 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
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Proceedings of the 15th Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2023) [51]
The SEPOC 2023 was an international technical, scientific, and industrial event, with the support of IEEE. Its main objective of was to provide interaction among academia and industry to discuss the latest cutting-edge technologies on Power Electronics and Control and their applications. In 2023, the main topic of the seminar was: Energy Transition: Driving decarbonization through innovative solutions and technologies applied to Power Electronics and Distributed Generation. The event was open to the national and international community, being a great opportunity for technical discussions and bringing together researchers, engineers, entrepreneurs, and students.
Conference Chair and Proceedings Editor: Prof. Dr. Laura Lisiane Callai dos Santos
Conference Co-Chair and Proceedings Co-Editor: Prof. Dr. Nelson Knak Neto
Proceedings Co-Editors: Prof. Dr. Gustavo Guilherme Koch
Prof. Dr. Thieli Smidt Gabbi
IEEE Proceedings: https://doi.org/10.1109/SEPOC58810.2023www.sepoc.com.br