Implementação de um Modelo de Controle Preditivo Utilizando as Estratégias MTPA e Enfraquecimento de Fluxo em Inversores de Tração para Veículos Elétricos
dc.creator | Schlemmer, Thiago Rafael | |
dc.creator | Camponogara, Renata | |
dc.creator | Carnielutti, Fernanda de Morais | |
dc.creator | Pinheiro, Humberto | |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T14:45:20Z | |
dc.date.available | 2023-11-21T14:45:20Z | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30593 | |
dc.language | por | por |
dc.relation.ispartof | 15TH SEMINAR ON POWER ELECTRONICS AND CONTROL (SEPOC 2023) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | IPMSM | por |
dc.subject | MPC | por |
dc.subject | MTPA | por |
dc.subject | EV | por |
dc.subject | FW | por |
dc.title | Implementação de um Modelo de Controle Preditivo Utilizando as Estratégias MTPA e Enfraquecimento de Fluxo em Inversores de Tração para Veículos Elétricos | por |
dc.type | Trabalho Publicado em Evento | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um método de modelo de controle preditivo (MPC) com a implementação das estratégias de máximo torque por ampere (MTPA) e enfraquecimento de fluxo (FW - Sigla inglês de Flux Weakening) para um motor síncrono de ímãs permanentes internos (IPMSM) com a finalidade de ser aplicado em veículos elétricos (EV). A estratégia MPC maximiza o desempenho do sistema, enquanto a estratégia MTPA garante uma alta eficiência operacional selecionando os menores vetores de corrente para um torque específico, a estratégia FW permite a operação em velocidades mais altas, aumentando a faixa de operação. Por fim, os resultados da simulação mostram que o método proposto é eficaz para diferentes condições de carga. https://doi.org/10.53316/sepoc2023.046 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
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Proceedings of the 15th Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2023) [51]
The SEPOC 2023 was an international technical, scientific, and industrial event, with the support of IEEE. Its main objective of was to provide interaction among academia and industry to discuss the latest cutting-edge technologies on Power Electronics and Control and their applications. In 2023, the main topic of the seminar was: Energy Transition: Driving decarbonization through innovative solutions and technologies applied to Power Electronics and Distributed Generation. The event was open to the national and international community, being a great opportunity for technical discussions and bringing together researchers, engineers, entrepreneurs, and students.
Conference Chair and Proceedings Editor: Prof. Dr. Laura Lisiane Callai dos Santos
Conference Co-Chair and Proceedings Co-Editor: Prof. Dr. Nelson Knak Neto
Proceedings Co-Editors: Prof. Dr. Gustavo Guilherme Koch
Prof. Dr. Thieli Smidt Gabbi
IEEE Proceedings: https://doi.org/10.1109/SEPOC58810.2023www.sepoc.com.br