Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinton, Francieli Matzenbacher
dc.creatorGonçalves, Cristiane
dc.date.accessioned2023-11-22T13:35:45Z
dc.date.available2023-11-22T13:35:45Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30641
dc.descriptionArtigo de Conclusão apresentado ao Curso de Bacharelado em Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Letras.por
dc.description.abstractIn this article, a study was carried out on a Reader's letter published by the newspaper Zero Hora, through the evaluation of its elaboration, with the objective of to verify to what extent the movements and rhetorical steps identified in the text concretize the social purpose of this genre. The theoretical and methodological references are based on the social-historical and dialogic conception presented by Bakhtin (1997 e 2003), in the Gender Analysis from the perspective of sociorrethorics (MILLER, 2009, 2012 e BAZERMAN, 2006) and Critical Gender Analysis (MOTTA-ROTH, 2005). The sample consisted of 17 Letters of the Reader published in the second half of August of this year. The results of the research point to the existence of three rhetorical movements in the letters: contextualization (explain the theme), opinion (evaluate and justify the point of view) and closure (to emphasize the opinion). In the second and third movements of the Letters there was a balance between positive and negative evaluations, which demonstrates some control by the Editorial Office on the publications (by the selection of texts). Is evident the good conceptualization of the newspaper in front of its reading community, which is confirmed in its growing popularity in recent years We conclude that the Reader's Charter has an important social role as an instrument of communication with society and among its members.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise Crítica de Gênero; Carta do Leitor; Zero Horapor
dc.titleAnálise crítica do gênero carta do leitor no jornal gaúcho Zero Horapor
dc.title.alternativeCRITICAL ANALYSIS OF THE GENDER READER’S LETTER IN THE NEWSPAPER ZERO HORAeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationBacharelado em Letras-Português/Literaturaspor
dc.description.resumoRealizamos, neste artigo, uma análise crítica da Carta do Leitor veiculada pelo jornal gaúcho Zero Hora, por meio do exame detalhado de sua construção composicional, com o objetivo de verificar em que medida os movimentos e passos retóricos identificados no texto concretizam o propósito social desse gênero. Para isso, nossos referenciais teórico-metodológicos estão fundamentados na concepção sócio-histórica e dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (1997 e 2003), na Análise de Gênero pela perspectiva da sociorretórica (MILLER, 2009, 2012 e BAZERMAN, 2006) e na Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2005). O corpus selecionado para análise constitui-se de 17 Cartas do Leitor publicadas na segunda quinzena do mês de agosto deste ano. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de três movimentos retóricos nas Cartas: contextualização, opinião e fechamento. Os passos que constituem esses movimentos são: contextualização (“explicitar o tema” e “situar o leitor”); opinião (“avaliar” e “justificar o ponto de vista”); fechamento (“enfatizar a opinião”). No segundo e terceiro movimentos das Cartas, constatamos um equilíbrio entre as avaliações positivas e negativas, o que demonstra certo controle por parte da Redação sobre as publicações (em virtude da seleção dos textos). Independentemente de qualquer intervenção, é evidente a boa conceituação do jornal diante de sua comunidade leitora, o que se confirma em sua crescente popularidade nos últimos anos. A conclusão a que chegamos foi que o gênero textual Carta do Leitor cumpre o seu importante papel social enquanto instrumento de diálogo do periódico com a sociedade e dos integrantes desta entre si.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples