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dc.contributor.advisorSoares, Simone Mendonça
dc.creatorMezzalira, Tailine
dc.date.accessioned2023-11-24T19:15:26Z
dc.date.available2023-11-24T19:15:26Z
dc.date.issued2018-02-18
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30709
dc.descriptionArtigo de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Bacharelado em Letras Português e Literaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Letras Português.por
dc.description.abstractThe present research aims to analyze elements of the trajectory of literate experiences of four students from three settlements of the Landless Rural Workers Movement (MST), graduating from different courses at a federal university in the south of the country. In addition, it seeks to verify certain literate practices developed in the context of social circulation of subjects that were significant for the process of these students' admission to Higher Education and, also, to identify the adaptation strategies used by such students to engage in activities of academic literacy required at the university. Data generation took place from twelve semi-structured interviews, three with each subject, all of which were done remotely through video calls between the months of July and October 2021. With the analysis of the data, it was found that the literate experiences that the subjects shared before graduation were restricted to socialization between the family and school environment, not interacting with literacies valued by a dominant culture. In this way, it was the affective and ideological stimuli obtained in the family system, the literate practices developed at school and the constituent singularities of the identity of each participant that allowed them to become subjects of school success and enter Higher Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentos em construçãopor
dc.subjectIdentidade acadêmicapor
dc.subjectPráticas letradaspor
dc.subjectModelos culturaispor
dc.subjectAssentamentopor
dc.subjectLiteracies under constructionpor
dc.subjectAcademic identitypor
dc.subjectLiterary practicespor
dc.subjectCultural modelspor
dc.subjectSettlementpor
dc.titleLetramentos em construção de estudantes oriundos de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeLiteracies under construction by students coming from Landless Rural Workers' Movement (MST) settlements in Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras-Português/Literaturas-Bachareladopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar elementos da trajetória de experiências letradas de quatro estudantes oriundos de três assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), graduandos de diferentes cursos de uma universidade federal do sul do país. Além disso, busca-se verificar certas práticas letradas desenvolvidas no contexto de circulação social dos sujeitos que foram significativas para o processo de ingresso desses estudantes no ensino superior e, também, identificar as estratégias de adaptação utilizadas por tais alunos para engajarem-se nas atividades de letramento acadêmico requeridas na universidade. A geração de dados ocorreu a partir da realização de doze entrevistas semiestruturadas, três com cada sujeito, sendo que todas foram feitas de forma remota através de videochamadas entre os meses de Julho e Outubro de 2021. Com a análise dos dados, constatou-se que as experiências letradas que os sujeitos compartilhavam antes da graduação restringiam-se à socialização entre o âmbito familiar e o escolar, não interagindo com letramentos valorizados por uma cultura dominante. Desse modo, foram os estímulos afetivos e ideológicos obtidos no sistema familiar, as práticas letradas desenvolvidas na escola e as singularidades constituintes da identidade de cada participante que permitiram que eles se tornassem sujeitos de sucesso escolar e ingressassem no Ensino Superior.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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