dc.contributor.advisor | Soares, Simone Mendonça | |
dc.creator | Mezzalira, Tailine | |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T19:15:26Z | |
dc.date.available | 2023-11-24T19:15:26Z | |
dc.date.issued | 2018-02-18 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30709 | |
dc.description | Artigo de Conclusão de Curso apresentado
ao curso de Bacharelado em Letras
Português e Literaturas da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), como
requisito parcial para obtenção do grau de
Bacharel em Letras Português. | por |
dc.description.abstract | The present research aims to analyze elements of the trajectory of literate experiences of
four students from three settlements of the Landless Rural Workers Movement (MST),
graduating from different courses at a federal university in the south of the country. In
addition, it seeks to verify certain literate practices developed in the context of social
circulation of subjects that were significant for the process of these students' admission
to Higher Education and, also, to identify the adaptation strategies used by such students
to engage in activities of academic literacy required at the university. Data generation
took place from twelve semi-structured interviews, three with each subject, all of which
were done remotely through video calls between the months of July and October 2021.
With the analysis of the data, it was found that the literate experiences that the subjects
shared before graduation were restricted to socialization between the family and school
environment, not interacting with literacies valued by a dominant culture. In this way, it
was the affective and ideological stimuli obtained in the family system, the literate
practices developed at school and the constituent singularities of the identity of each
participant that allowed them to become subjects of school success and enter Higher
Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Letramentos em construção | por |
dc.subject | Identidade acadêmica | por |
dc.subject | Práticas letradas | por |
dc.subject | Modelos culturais | por |
dc.subject | Assentamento | por |
dc.subject | Literacies under construction | por |
dc.subject | Academic identity | por |
dc.subject | Literary practices | por |
dc.subject | Cultural models | por |
dc.subject | Settlement | por |
dc.title | Letramentos em construção de estudantes oriundos de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Literacies under construction by students coming from Landless Rural Workers' Movement (MST) settlements in Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo analisar elementos da trajetória de experiências
letradas de quatro estudantes oriundos de três assentamentos do Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), graduandos de diferentes cursos de uma
universidade federal do sul do país. Além disso, busca-se verificar certas práticas letradas
desenvolvidas no contexto de circulação social dos sujeitos que foram significativas para
o processo de ingresso desses estudantes no ensino superior e, também, identificar as
estratégias de adaptação utilizadas por tais alunos para engajarem-se nas atividades de
letramento acadêmico requeridas na universidade. A geração de dados ocorreu a partir da
realização de doze entrevistas semiestruturadas, três com cada sujeito, sendo que todas
foram feitas de forma remota através de videochamadas entre os meses de Julho e Outubro
de 2021. Com a análise dos dados, constatou-se que as experiências letradas que os
sujeitos compartilhavam antes da graduação restringiam-se à socialização entre o âmbito
familiar e o escolar, não interagindo com letramentos valorizados por uma cultura
dominante. Desse modo, foram os estímulos afetivos e ideológicos obtidos no sistema
familiar, as práticas letradas desenvolvidas na escola e as singularidades constituintes da
identidade de cada participante que permitiram que eles se tornassem sujeitos de sucesso
escolar e ingressassem no Ensino Superior. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |