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dc.creatorRibas, Gabriela Bastos
dc.date.accessioned2023-11-27T17:46:47Z
dc.date.available2023-11-27T17:46:47Z
dc.date.issued2023-09-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30719
dc.description.abstractChanges in the Brazilian labor market arising from the productive restructuring process significantly marked the beginning of flexible accumulation, generating implications for the “class that lives from work”, and even more so for the lives of Brazilian working women. With the Covid-19 pandemic, the labor scenario also suffers different implications, such as, mainly, the increase in unemployment. In the city of Santa Maria, in Rio Grande do Sul, in the first months of the pandemic there were around 10,000 layoffs, 4,000 of which in just 30 days. One of the alternatives found by workers was self-employed, self-managed, and informal work, which currently corresponds to about 39.6% of the employed Brazilian population, a category in which 70% are women, and it is in this scenario that entrepreneurship spreads as an alternative. In this sense, the following research aims to understand how the search for informal work took place, what are its implications, and the relationship between entrepreneurship and empowerment, based on reports from female marketers at Feito por Mulheres, a collective organization in the form of a street market, which emerged in the context of a pandemic in the city of Santa Maria, with a proposal to generate income only for women. This research also addresses the dynamics of micro-resistance in the face of the work crisis and the perception of marketers about the informal and formal modality in Brazil, in addition to problematizing the limits of self-employment, the influence of family history, and the construction of identity entrepreneurs. For the construction of this research, a Marxist theoretical framework was used, as well as readings of the sociology of work, and, in large part, the contributions of materialist and classist feminism. The chosen methodology is qualitative, using semi-structured interviews, socioeconomic questionnaires, and participant observation in some editions of the street market.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutoempreendedorismopor
dc.subjectInformalidadepor
dc.subjectFeminização do trabalhopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectSelf-entrepreneurshipeng
dc.subjectInformalityeng
dc.subjectFeminization of workeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleAutoempreendedorismo, empoderamento e precariedade: mulheres feirantes e as possibilidades de geração e manutenção de renda frente à crise da pandemia da covid-19por
dc.title.alternativeSelf-entrepreneurship, empowerment, and precariousness: women street market sellers and the possibilities of income generation and maintenance faced with the covid-19 pandemic crisiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs modificações no mercado de trabalho brasileiro advindas do processo de reestruturação produtiva marcaram significativamente o início da acumulação flexível, gerando implicações para a “classe-que-vive-do-trabalho”, e ainda mais para a vida das mulheres trabalhadoras brasileiras. Com a pandemia da Covid-19 o cenário trabalhista também sofre diferentes implicações, como, principalmente, o aumento do desemprego. Na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, logo nos primeiros meses de pandemia houve cerca de 10 mil demissões, sendo 4 mil em apenas 30 dias. Uma das alternativas encontradas pelos trabalhadores foi o trabalho por conta própria, autogerenciado e informal, que, atualmente corresponde a cerca de 39,6% da população brasileira ocupada, categoria em que 70% são mulheres, e é nesse cenário que o empreendedorismo se propaga como alternativa. Nesse sentido, a seguinte pesquisa visa compreender de que maneira se deu a busca pelo trabalho informal, quais as suas implicações e a relação entre empreendedorismo e empoderamento, a partir de relatos de mulheres feirantes do Feito por Mulheres, uma organização coletiva em formato de feira, que surgiu no cenário de pandemia na cidade de Santa Maria, sendo uma proposta de geração de renda somente para mulheres. Essa pesquisa também aborda as dinâmicas de micro resistência frente à crise do trabalho e a percepção das feirantes sobre a modalidade informal e formal no Brasil, além de problematizar sobre os limites do trabalho por conta própria, a influência da trajetória familiar e a construção da identidade empreendedora. Para a construção dessa pesquisa foi utilizado um referencial teórico marxista, bem como leituras da sociologia do trabalho, e, em grande parte, as contribuições do feminismo materialista e classista. A metodologia escolhida é a qualitativa, com utilização de entrevistas semi-estruturadas, questionário socioeconômico e observação participante em algumas edições da feira.por
dc.contributor.advisor1Picolotto, Everton Lazzaretti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5536778224404595por
dc.contributor.referee1Busso, Marina
dc.contributor.referee2Nascimento, Janaína Xavier do
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028599198922762por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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