dc.contributor.advisor | Souto, Andrea do Roccio | |
dc.creator | Gonçalves, Alcides Campos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T16:18:36Z | |
dc.date.available | 2023-12-04T16:18:36Z | |
dc.date.issued | 2019-12-18 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30779 | |
dc.description | Artigo de Conclusão apresentado ao Curso de
Bacharelado em Letras – Português e Literaturas de
Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), como requisito parcial para a
obtenção do título de Bacharel em Letras. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to establish an intertext between a few poems by Vinicius de Moraes and the
myth of Narcissus, the latter according to the version presented by Ovid in his Metamorphoses.
To this end, we are operating on the assumption that there is a “diving in oneself” in Vinicius’
aesthetic, for the purpose of a self-discovery process undertaken by the lyrical subject. Such
diving corresponds to an introspective effort, which appears implicitly or explicitly in the
treatment of themes dear to the poet, such as love and death. In regard to the myth of Narcissus,
we take as a basis an interpretative line, supported by Gaston Bachelard (1989), which states
that the myth includes the symbology of the search for self-knowledge. Therefore, we believe
it is possible to establish the aforementioned intertext from studies on the perpetuity of myths,
symbols and archetypes in humanity’s collective unconsciousness. This paper is structured in
five parts: after the introduction, we present, in the second section, a few considerations about
the concepts of myth, symbol, image and archetype, all based on the theoretical contribution of
Mircea Eliade (1991; 2006), Junito de Souza Brandão (1989; 2008), Carl Jung (2008), among
others. In the third section, we review the mythological narrative of Narcissus and then examine
it according to Bachelard’s interpretation (1989). In the fourth section, we analyze and comment
on the poems that make up our corpus, from which we seek to describe the process of recovering
the myth of Narcissus and its relationship to the fundamental themes in the poet’s work. Finally,
in the last section, we express our final remarks. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Poesia. Mitologia. Narciso. Vinicius de Moraes. | por |
dc.title | Poesia e mito: poemas de Vinicius em face do Mito de Narciso | por |
dc.title.alternative | POETRY AND MYTH: VINICIUS’ POEMS IN LIGHT OF THE MYTH OF NARCISSUS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca estabelecer um intertexto entre alguns poemas de Vinicius de Moraes e o
mito de Narciso, segundo a variante fixada por Ovídio em suas Metamorfoses. Para tanto,
partimos do pressuposto de que está presente na estética viniciana um “mergulho em si”, com
vistas à autodescoberta, empreendido pelo eu lírico. Tal mergulho corresponde a um esforço
introspectivo, que figura implícita ou explicitamente no tratamento de temas caros ao poeta,
como o amor e a morte. No que se refere ao mito de Narciso, tomamos como base uma linha
interpretativa, apoiada em Gaston Bachelard (1989), segundo a qual tal mito comporta uma
simbologia sobre a busca pelo autoconhecimento. Assim, a partir de estudos sobre a perenidade
de mitos, símbolos e arquétipos no inconsciente coletivo da humanidade, acreditamos ser
possível depreender o referido intertexto. O trabalho está organizado em cinco partes: após a
introdução, apresentamos, na segunda seção, algumas considerações acerca dos conceitos de
mito, símbolo, imagem e arquétipo, baseados no aporte teórico de Mircea Eliade (1991; 2006),
Junito de Souza Brandão (1989; 2008), Carl Jung (2008), dentre outros. Na seção de número
três, recapitulamos a narrativa mitológica de Narciso e, após, examinamo-la segundo a
interpretação de Bachelard (1989). Na quarta seção, realizamos a análise e os comentários dos
poemas que compõem o nosso corpus, a partir do que buscamos descrever o processo de
recuperação do mito de Narciso e a sua relação com temas fundamentais na obra do poeta. Por
fim, na última seção, manifestamos as nossas considerações finais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |