dc.contributor.advisor | Tavares, Enéias | |
dc.creator | Silva, Felipe Bittencourt da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T18:00:11Z | |
dc.date.available | 2023-12-05T18:00:11Z | |
dc.date.issued | 2022-02-09 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30798 | |
dc.description | Trabalho apresentado ao Curso de
Bacharelado em Letras – Português e
Literaturas, da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), como requisito para a
obtenção do título de Bacharel em Letras. | por |
dc.description.abstract | This work introduces an analysis of King Arthur’s representations in the works “Le Morte
d’Arthur”, by Thomas Malory, and “Fate/stay night”, by Kinoko Nasu. For this purpose,
the theory of survival by Carlos Reis and the theory of convergence by Henry Jenkins
were used as a theoretical framework. From these theories, this study perceives Arthur’s
figurations considering internal and external aspects of both literary works, including
characteristics of linguistic-discursive, media and extratextual order. In that way, the
different signification processes that are applied in King Arthur’s figurations are
understood, both in its origin and survival. In the analysis instance, the similarities and
dissonances of the chosen representations are contrasted, and, from them, the different
approaches and objectives that both characters incorporate are determined. The
complexity of the processes involved in the creation and manifestation of a survival is
considered, which incorporates both its original representation and the ideals it transmits,
as well as a new perspective that tends to exalt or subvert the original characteristics of
the character, although always maintaining them faithful to its historical roots. That way,
this work fulfills the objective of understanding how the fictional representation of King
Arthur has changed over time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Visual Novel. Sobrevida. Figuração. Cultura da Convergência. Rei Arthur. | por |
dc.title | Excalibur como um Fantasma Nobre: uma análise da sobrevida de Rei Arthur na visual novel Fate/stay night | por |
dc.title.alternative | Excalibur as a Noble Phantasm: an analysis of King Arthur’s survival in the Fate/stay night visual novel | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise das representações de Rei Arthur nas obras Le Morte
d’Arthur, de Thomas Malory, e Fate/stay night, de Kinoko Nasu. Para esse objetivo,
utilizou-se como referencial teórico a teoria da sobrevida de Carlos Reis e a teoria da
convergência de Henry Jenkins. A partir destas teorias, compreendeu-se as figurações de
Arthur ao se considerar aspectos internos e externos às obras, incluindo tanto as
características de ordem linguístico-discursivas quanto de ordem midiáticas e
extratextuais. Entende-se, assim, os diferentes processos de significação que são
empregados nas figurações de Rei Arthur, tanto em sua origem quanto em sua sobrevida.
Na instância da análise, são contrastadas as semelhanças e dissonâncias entre as
representações escolhidas e, a partir delas, determina-se as diferentes abordagens e
objetivos que ambas as personagens incorporam. Considera-se a complexidade dos
processos envolvidos na criação e na manifestação de uma sobrevida, que incorpora tanto
a sua representação original e os ideais que esta transmite quanto uma nova perspectiva
que tende a exaltar ou subverter as características originais da personagem, embora
sempre mantendo-se fiel à sua raiz histórica. Dessa forma, este trabalho atinge o objetivo
de entender a forma como a representação ficcional de Rei Arthur transformou-se ao
longo do tempo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |