A paisagem sonora de Os sinos da agonia, de Autran Dourado
View/ Open
Date
2023-11-29Primeiro membro da banca
Trombetta, Gérson Luís
Segundo membro da banca
Menezes, Roniere Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
Neste trabalho, buscamos analisar o papel desempenhado por aspectos musicais e sonoros no
romance Os sinos da agonia (1974), do escritor mineiro Autran Dourado. Tais aspectos são
examinados à luz do conceito de paisagem sonora, cunhado por Raymond Murray Schafer
(2011) e introduzido por Gérson Werlang (2011) no âmbito da teoria literária. Ao se referir ao
nosso ambiente acústico, isto é, ao conjunto de sons que integram o nosso cotidiano, Schafer
(2011) afirma que a paisagem sonora pode fornecer um testemunho importante sobre o espaço
ou época em que está inserida. Ademais, um evento sonoro pode carregar uma simbologia e
atuar de modo específico sobre o inconsciente humano. Assim, investigamos a paisagem sonora
do romance segundo dois enfoques: primeiro, em face da ambientação histórica da narrativa,
cuja ação transcorre em Vila Rica, em meados do século XVIII. A partir disso, descobrimos
aspectos relacionados à formação cultural e artística da província mineira. Por segundo,
analisamos a paisagem sonora em face da composição temática do romance, mais precisamente
da relação intertextual que ele mantém com o gênero trágico. Buscamos, assim, estabelecer
algumas correspondências entre o papel da paisagem sonora na construção da narrativa e a
participação dos elementos líricos na criação da tensão dramática da tragédia.
Collections
The following license files are associated with this item: