EFEITOS DA ELEVAÇÃO DE VÁLVULA NA VAZÃO DE AR E NO COEFICIENTE DE DESCARGA
Resumo
A perda de carga por fricção é uma das principais responsáveis pela perda de eficiência do sistema de troca
de gases de um motor de combustão interna. É possível quantificá-la através do coeficiente de descarga, que é a razão
entre as vazões real e ideal do escoamento através de uma restrição. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é
estabelecer uma relação entre o coeficiente de descarga e a elevação das válvulas através da vazão de ar para realizar
simulações do ciclo de um motor real em software de simulação unidimensional, para diminuir o custo e o tempo
computacional necessário. A vazão do ar utilizada foi obtida por uma simulação fluidodinâmica computacional do
escoamento de ar frio através das válvulas de admissão e exaustão, no sentido direto e no sentido reverso, utilizando o
software comercial CONVERGE 3.0. Os resultados mostraram um aumento da vazão de ar e, portanto, do coeficiente
de descarga à medida que as válvulas foram elevadas, tendo um comportamento de acordo com o apresentado na
literatura e com ordens de grandeza similares. Dessa forma, é possível simular motores reais através de softwares,
potencializando o uso de simulação para diminuir o uso de experimentos e, consequentemente, o custo de pesquisas
com eles.