dc.contributor.advisor | Bolfe, Sandra Ana | |
dc.creator | Nunes, Leandro Gass Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T10:08:55Z | |
dc.date.available | 2023-12-27T10:08:55Z | |
dc.date.issued | 2023-12-22 | |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30977 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | ciberespaço; mundos virtuais tridimensionais; educação; geografia; | por |
dc.title | Reflexões sobre o ciberespaço e a investigação do perfil do aluno conectado | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma abordagem sobre a investigação do ciberespaço, isto é, o
espaço virtual possibilitado pela rede mundial de computadores e também um
recorte da realidade da vivência do professor em formação inicial. A maior parte do
trabalho se concentra em investigar o que é esse ciberespaço e as relações que
ocorrem nele. Foi feita uma coleta de referências de pesquisas que abordam essa
questão seriamente, inclusive dentro da Ciência Geográfica. São discutidos também
como mundos virtuais e avatares expandiram o horizonte de existência do ser
humano. Como pesquisa e metodologia se investigou o perfil do aluno, como alguém
que em sala de aula faz uso das tecnologias da comunicação e informação para
ocupar outro lugar na internet. Ao final são feitos apontamentos de como o professor
pode integrar essas tecnologias em sala de aula e como os estudantes têm proveito
delas na sua aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |