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dc.creatorTondolo, Mayara Brasil
dc.date.accessioned2023-12-27T10:37:16Z
dc.date.available2023-12-27T10:37:16Z
dc.date.issued2023-09-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30981
dc.description.abstractThis research aims to record railway heritage from a landscape approach, with a systemic temporal analysis of the landscape where the deactivated railway line is located: São Borja, Itaqui, Barra do Quaraí – RS. For identification, characterization, registration and recognition of the railway heritage under study. From this perspective, sociocultural and biophysical dynamics are considered to construct a diagnosis of the location through the reading of landscape units (UPs) at the regional scale, and at the local scale the method of visual perception based on identification cards of the landscape elements around railway stations, with the purpose of creating a temporal record of the elements that compose it, especially the railway heritage, understanding the relationship between the railway and the surrounding landscape..eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPatrimônio ferroviáriopor
dc.subjectFerrovia desativadapor
dc.subjectDinâmicas da paisagempor
dc.subjectRailway heritageeng
dc.subjectDeactivated railroadeng
dc.subjectLandscape dynamicseng
dc.titleCoexistência entre paisagens e ferrovia: fragmentos da linha São Borja, Itaqui, Barra do Quaraí - RSpor
dc.title.alternativeCoexistence between landscape and railway: fragments of the São Borja, Itaqui, Barra do Quaraí – RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo Realizar o registro do patrimônio ferroviário a partir de uma abordagem paisagística, com análise sistêmica temporal da paisagem onde está inserida a linha férrea desativada: São Borja, Itaqui, Barra do Quaraí – RS. Para identificação, caracterização, registro e reconhecimento do patrimônio ferroviário em estudo. Nessa perspectiva, considera-se as dinâmicas socioculturais e biofísicas para a construção de um diagnóstico do local através da leitura das unidades de paisagem (UPs) para a escala regional, e na escala local o método da percepção visual a partir de fichas de identificação dos elementos paisagísticos no entorno das estações ferroviárias, com o propósito de elaborar um registro temporal dos elementos que a compõem, sobretudo o patrimônio ferroviário, compreendendo a relação entre ferrovia e paisagem circudante.por
dc.contributor.advisor1Dorneles, Vanessa Goulart
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926139076993902por
dc.contributor.referee1Favaretto, Angela
dc.contributor.referee2Alberton, Josicler Orbem
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4150774125303293por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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