Estudo da colmatação em um pavimento de concreto permeável moldado in loco
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Data
2023-09-29Primeiro membro da banca
Decezaro, Samara Terezinha
Segundo membro da banca
Menegotto, Mauro Leandro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A urbanização é consequência da construção de moradias, ruas asfaltadas, calçadas
e diversas construções impermeáveis sobre o solo, que provocam um maior
escoamento superficial da água da chuva. Para solucionar ou mitigar este problema,
são utilizados os pavimentos permeáveis, cujo objetivo é a infiltração da água da
chuva através de uma superfície permeável, sendo direcionada a um reservatório de
pedras que serve como base para o pavimento. A formação da colmatação em
pavimentos permeáveis é a principal causa da sua perda de eficiência de drenagem.
A colmatação ocorre quando partículas e detritos se acumulam nos poros do material.
Um fator de influência na colmatação é a idade do pavimento, provocando uma
diminuição da taxa de infiltração com o passar dos anos. Quando os pavimentos
permeáveis são dispostos à chuva, há uma tendência de que os resíduos
transportados pelas águas pluviais, resultam no entupimento dos poros e na redução
da taxa de infiltração de água. Por outro lado, a granulometria dos agregados também
influi na colmatação. O objetivo desse estudo foi determinar a influência da
colmatação na eficiência de drenagem em um pavimento de concreto permeável ao
longo do tempo, bem como observar o efeito da implementação de manutenções
preventivas à colmatação. O local onde foram executados os experimentos foi no
campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de Frederico Westphalen-
RS. O pavimento de concreto permeável foi executado in loco, tendo circulação de
pedestres e veículos leves. O ensaio realizado no presente estudo, para a verificação
do atendimento à norma e para o monitoramento do processo colmatativo, seguiu o
método descrito no Anexo A da ABNT NBR 16416 (2015). Ao todo foram realizados
27 ensaios em três pontos, entre os meses de setembro de 2021 e setembro de 2022,
com um intervalo de aproximadamente 15 dias entre eles, perfazendo todas as
estações do ano. Foram executadas três manutenções no pavimento. Os Pontos 1, 2
e 3 que foram monitorados ao longo de um ano, apresentaram através de seus
parâmetros de condutividade hidráulica, porosidade e taxa de infiltração um
significativo efeito causado pela colmatação do pavimento. Estes parâmetros tiveram
uma drástica redução, com destaque aos Pontos 1 e 2, que apresentaram valores
absolutos menores em relação ao Ponto 3. As manutenções foram mais efetivas para
o Ponto 6, sendo que os Pontos 4 e 5 apresentaram uma colmatação mais acentuada,
portanto, a recuperação da condutividade hidráulica não foi tão eficiente através das
manutenções. Em estudos futuros, recomenda-se um período de monitoramento mais
longo seria capaz de explorar ainda mais as características e comportamento do
processo colmatativo em pavimentos permeáveis.
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