dc.contributor.advisor | Gomes, Joséli Fiorin | |
dc.creator | Rocha, Bárbara Silveira Inácio | |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T15:38:49Z | |
dc.date.available | 2024-01-09T15:38:49Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31038 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The post-Cold War context and the rise of globalization have triggered profound transformations in
the international system, creating opportunities for the international involvement of non-state actors,
such as subnational entities, in a practice known as paradiplomacy. This phenomenon has emerged
as a means for local and regional governments to engage in internationalrelations, aiming to achieve
political, economic, and social outcomes on a global scale. In this scenario, this study underscores
the relevance of paradiplomacy for small and medium-sized cities in Brazil that recognize creativity as
a fundamental element for development. The focus is on a case study applied to the municipality of
Santa Maria, RS, exploring its potential candidacy and subsequent integration into the UNESCO
Creative Cities Network (UCCN). By employing an inductive approach, historical procedures, and
case studies, three specific objectives are outlined: 1) conduct a literature review on creative cities,
paradiplomacy, and international city networks, along with an investigation of the guidelines and
criteria established by the UNESCO Creative Cities Network for membership and participation; 2)
analyze Santa Maria's creative potential, identifying sectors with greater development viability and
mapping the creative economy to define its primary creative area; and 3) develop a specific practical
internationalization project for Santa Maria, exploring paradiplomacy strategies and aligning local
initiatives with the creative city agenda, aiming for the municipality's accession to the UCCN. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Paradiplomacia | por |
dc.subject | Internacionalização | por |
dc.subject | Cidades Criativas | por |
dc.subject | Rede de Cidades Criativas UNESCO | por |
dc.subject | Santa Maria | por |
dc.subject | Paradiplomacy | eng |
dc.subject | Internationalization | eng |
dc.subject | Creative Cities | eng |
dc.subject | UNESCO Creative Cities Network | eng |
dc.subject | Santa Maria | eng |
dc.title | A paradiplomacia e a internacionalização de cidades criativas: um estudo de caso para Santa Maria, RS | por |
dc.title.alternative | Paradiplomacy and the internationalization of creative cities: a case study for Santa Maria, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | por |
dc.description.resumo | O contexto pós-Guerra Fria e a ascensão da globalização desencadearam transformações
profundas no sistema internacional, abrindo espaço para a atuação internacional de atores não
estatais, como os entes subnacionais, cuja prática é conhecida como paradiplomacia. Esse
fenômeno emergiu como uma forma para governos locais e regionais se inserirem nas relações
internacionais, visando conquistar resultados políticos, econômicos e sociais em âmbito global.
Nesse cenário, este estudo ressalta a relevância da paradiplomacia para cidades de pequeno e
médio porte no Brasil que reconhecem a criatividade como um elemento fundamental para o
desenvolvimento. O foco recai sobre o estudo de caso aplicado ao município de Santa Maria, RS,
explorando sua potencial candidatura e subsequente integração na Rede de Cidades Criativas
UNESCO (UCCN). Com isso, aplicando o método de abordagem indutivo, procedimento histórico
e estudos de caso, três objetivos específicos são delineados: 1) realizar a revisão bibliográfica sobre
cidades criativas, paradiplomacia e redes internacionais de cidades, além da investigação das
diretrizes e critérios estabelecidos pela Rede de Cidades Criativas UNESCO para adesão e
participação na rede; 2) analisar o potencial criativo de Santa Maria, identificando os setores com
maior viabilidade de desenvolvimento e mapeando a economia criativa, com o intuito de definir sua
principal área criativa; e 3) desenvolver um projeto prático de internacionalização específico para
Santa Maria, explorando estratégias de paradiplomacia e alinhando iniciativas locais com a agenda
de cidade criativa, visando a adesão do município à UCCN. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |