Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Joséli Fiorin
dc.creatorRocha, Bárbara Silveira Inácio
dc.date.accessioned2024-01-09T15:38:49Z
dc.date.available2024-01-09T15:38:49Z
dc.date.issued2023-12-07
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31038
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe post-Cold War context and the rise of globalization have triggered profound transformations in the international system, creating opportunities for the international involvement of non-state actors, such as subnational entities, in a practice known as paradiplomacy. This phenomenon has emerged as a means for local and regional governments to engage in internationalrelations, aiming to achieve political, economic, and social outcomes on a global scale. In this scenario, this study underscores the relevance of paradiplomacy for small and medium-sized cities in Brazil that recognize creativity as a fundamental element for development. The focus is on a case study applied to the municipality of Santa Maria, RS, exploring its potential candidacy and subsequent integration into the UNESCO Creative Cities Network (UCCN). By employing an inductive approach, historical procedures, and case studies, three specific objectives are outlined: 1) conduct a literature review on creative cities, paradiplomacy, and international city networks, along with an investigation of the guidelines and criteria established by the UNESCO Creative Cities Network for membership and participation; 2) analyze Santa Maria's creative potential, identifying sectors with greater development viability and mapping the creative economy to define its primary creative area; and 3) develop a specific practical internationalization project for Santa Maria, exploring paradiplomacy strategies and aligning local initiatives with the creative city agenda, aiming for the municipality's accession to the UCCN.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParadiplomaciapor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectCidades Criativaspor
dc.subjectRede de Cidades Criativas UNESCOpor
dc.subjectSanta Mariapor
dc.subjectParadiplomacyeng
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectCreative Citieseng
dc.subjectUNESCO Creative Cities Networkeng
dc.subjectSanta Mariaeng
dc.titleA paradiplomacia e a internacionalização de cidades criativas: um estudo de caso para Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeParadiplomacy and the internationalization of creative cities: a case study for Santa Maria, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Internacionaispor
dc.description.resumoO contexto pós-Guerra Fria e a ascensão da globalização desencadearam transformações profundas no sistema internacional, abrindo espaço para a atuação internacional de atores não estatais, como os entes subnacionais, cuja prática é conhecida como paradiplomacia. Esse fenômeno emergiu como uma forma para governos locais e regionais se inserirem nas relações internacionais, visando conquistar resultados políticos, econômicos e sociais em âmbito global. Nesse cenário, este estudo ressalta a relevância da paradiplomacia para cidades de pequeno e médio porte no Brasil que reconhecem a criatividade como um elemento fundamental para o desenvolvimento. O foco recai sobre o estudo de caso aplicado ao município de Santa Maria, RS, explorando sua potencial candidatura e subsequente integração na Rede de Cidades Criativas UNESCO (UCCN). Com isso, aplicando o método de abordagem indutivo, procedimento histórico e estudos de caso, três objetivos específicos são delineados: 1) realizar a revisão bibliográfica sobre cidades criativas, paradiplomacia e redes internacionais de cidades, além da investigação das diretrizes e critérios estabelecidos pela Rede de Cidades Criativas UNESCO para adesão e participação na rede; 2) analisar o potencial criativo de Santa Maria, identificando os setores com maior viabilidade de desenvolvimento e mapeando a economia criativa, com o intuito de definir sua principal área criativa; e 3) desenvolver um projeto prático de internacionalização específico para Santa Maria, explorando estratégias de paradiplomacia e alinhando iniciativas locais com a agenda de cidade criativa, visando a adesão do município à UCCN.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto