Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Joséli Fiorin
dc.creatorPires, Cássio Alex Wohlenberg
dc.date.accessioned2024-01-10T11:46:44Z
dc.date.available2024-01-10T11:46:44Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31050
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis present work analyzes how Environmental studies are being developed in the International Relations courses of Brazilian public universities. Assuming that the Environment is a crucial factor in International Relations, the study aims to identify the role of the Environment in International Relations, as well as to analyze which Brazilian public universities offer undergraduate courses in International Relations and among these, examine which ones include a module on the Environment and how the subject is approached in the curriculum. The adopted hypothesis is that the teaching of the Environment is present in the International Relations courses of Brazilian public universities, being approached in an interdisciplinary and integrated manner in their curricula. The study is justified insofar as, despite a growing number of research studies addressing the Environment and International Relations, notably few focus on the teaching of the Environment in International Relations courses and how the Environment is addressed in the course curriculum at public universities in Brazil. Therefore, the research becomes necessary as it seeks to provide an analytical basis on the Environment applied to the teaching of International Relations, paving the way for more focused studies on the topic. Thus, a qualitative and quantitative study is proposed, employing bibliographical and documentary research with an inductive approach and a comparative method. It is concluded that there is indeed the teaching of the Environment in Brazilian public universities and it covers a wide range of topics, but there is an absence of an integrated structure.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectRelações Internacionaispor
dc.subjectUniversidades Públicaspor
dc.subjectEnsino de Relações Internacionaispor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectInternational Relationseng
dc.subjectPublic Universitieseng
dc.subjectTeaching of International Relationseng
dc.titleAnálise do ensino de meio ambiente nos cursos de relações internacionais de universidades públicas brasileiraspor
dc.title.alternativeAnalysis of the teaching of environmental studies in international relations programs at brazilian public universitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Internacionaispor
dc.description.resumoO presente trabalho analisa como o ensino de Meio Ambiente está sendo desenvolvido nos cursos de Relações Internacionais das universidades públicas brasileiras. Partindo do pressuposto de que o Meio Ambiente é um fator crucial para as Relações Internacionais, o trabalho tem como objetivo identificar o papel do Meio Ambiente nas Relações Internacionais, bem como analisar quais as universidades públicas brasileiras possuem cursos de graduação em Relações Internacionais e, nestas, analisar quais apresentam uma cadeira sobre Meio Ambiente e a forma como o tema abordado no currículo. A hipótese adotada é de que o ensino de Meio Ambiente está presente nos cursos de Relações Internacionais de universidades públicas brasileiras sendo abordada de forma interdisciplinar e integrada nos currículos desses cursos. O estudo se justifica na medida em que, apesar de um crescente número de pesquisas tratar sobre o Meio Ambiente e às Relações Internacionais, notadamente ainda são poucas pesquisas que abordam o ensino de Meio Ambiente nos cursos de Relações Internacionais e a forma como o Meio Ambiente é abordado no curso de Relações Internacionais de universidades públicas no Brasil. Dessa forma, a pesquisa se torna necessária uma vez que busca promover uma base analítica sobre o Meio Ambiente e aplicado no ensino de Relações Internacionais, criando um caminho para a criação de estudos mais direcionados sobre o tema. Assim, propõe-se a realização de um estudo qualitativo e quantitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem indutiva e método comparativo. Conclui-se que há o ensino de Meio Ambiente em universidades públicas brasileiras e que possui uma ampla gama de tópicos abordados, mas a ausência de uma estrutura integrada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto