dc.contributor.advisor | Gomes, Joséli Fiorin | |
dc.creator | Pires, Cássio Alex Wohlenberg | |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T11:46:44Z | |
dc.date.available | 2024-01-10T11:46:44Z | |
dc.date.issued | 2023-12-11 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31050 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This present work analyzes how Environmental studies are being developed in the
International Relations courses of Brazilian public universities. Assuming that the
Environment is a crucial factor in International Relations, the study aims to identify the role
of the Environment in International Relations, as well as to analyze which Brazilian public
universities offer undergraduate courses in International Relations and among these, examine
which ones include a module on the Environment and how the subject is approached in the
curriculum. The adopted hypothesis is that the teaching of the Environment is present in the
International Relations courses of Brazilian public universities, being approached in an
interdisciplinary and integrated manner in their curricula. The study is justified insofar as,
despite a growing number of research studies addressing the Environment and International
Relations, notably few focus on the teaching of the Environment in International Relations
courses and how the Environment is addressed in the course curriculum at public universities
in Brazil. Therefore, the research becomes necessary as it seeks to provide an analytical basis
on the Environment applied to the teaching of International Relations, paving the way for
more focused studies on the topic. Thus, a qualitative and quantitative study is proposed,
employing bibliographical and documentary research with an inductive approach and a
comparative method. It is concluded that there is indeed the teaching of the Environment in
Brazilian public universities and it covers a wide range of topics, but there is an absence of an
integrated structure. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Meio Ambiente | por |
dc.subject | Relações Internacionais | por |
dc.subject | Universidades Públicas | por |
dc.subject | Ensino de Relações Internacionais | por |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | International Relations | eng |
dc.subject | Public Universities | eng |
dc.subject | Teaching of International Relations | eng |
dc.title | Análise do ensino de meio ambiente nos cursos de relações internacionais de universidades públicas brasileiras | por |
dc.title.alternative | Analysis of the teaching of environmental studies in international relations programs at brazilian public universities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa como o ensino de Meio Ambiente está sendo desenvolvido nos
cursos de Relações Internacionais das universidades públicas brasileiras. Partindo do
pressuposto de que o Meio Ambiente é um fator crucial para as Relações Internacionais, o
trabalho tem como objetivo identificar o papel do Meio Ambiente nas Relações
Internacionais, bem como analisar quais as universidades públicas brasileiras possuem cursos
de graduação em Relações Internacionais e, nestas, analisar quais apresentam uma cadeira
sobre Meio Ambiente e a forma como o tema abordado no currículo. A hipótese adotada é de
que o ensino de Meio Ambiente está presente nos cursos de Relações Internacionais de
universidades públicas brasileiras sendo abordada de forma interdisciplinar e integrada nos
currículos desses cursos. O estudo se justifica na medida em que, apesar de um crescente
número de pesquisas tratar sobre o Meio Ambiente e às Relações Internacionais, notadamente
ainda são poucas pesquisas que abordam o ensino de Meio Ambiente nos cursos de Relações
Internacionais e a forma como o Meio Ambiente é abordado no curso de Relações
Internacionais de universidades públicas no Brasil. Dessa forma, a pesquisa se torna
necessária uma vez que busca promover uma base analítica sobre o Meio Ambiente e
aplicado no ensino de Relações Internacionais, criando um caminho para a criação de estudos
mais direcionados sobre o tema. Assim, propõe-se a realização de um estudo qualitativo e
quantitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem indutiva e
método comparativo. Conclui-se que há o ensino de Meio Ambiente em universidades
públicas brasileiras e que possui uma ampla gama de tópicos abordados, mas a ausência de
uma estrutura integrada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |