dc.contributor.advisor | Michelin, Cláudia de Freitas | |
dc.creator | Lima, Juliana Marques de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T15:32:49Z | |
dc.date.available | 2024-01-10T15:32:49Z | |
dc.date.issued | 2023-11-30 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31057 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Moral values and training principles shape the behavior of individuals
and are essential in good personal and professional conduct. In order to
reframe the relevance of the topic of ethics, the objective of this research
was to verify the behavior and perception of ethics and professional ethics of
accounting students in the training process. The research was based on an
adaptation of the instrument proposed by Diehl, Freitas and Macagnan
(2011). It fits in terms of the nature as applied, in terms of the way of
approaching the problem quantitatively, in terms of descriptive objectives and
in terms of technical procedures it is considered data collection. The
students in the process of forming the focus of the research were those
graduating in Accounting Sciences from the Federal University of Santa Maria.
The data obtained through this research reveal that students understand that
ethics are guidelines that guide the individual regarding their posture
and conduct; understand that the contribution of ethics to the profession is
that through it the professional can operate their knowledge with honesty and
integrity; understand that academic study of ethics at undergraduate level is
sufficient; understand that the relevance of professional ethics is very
important and brings credibility to the professional; consider that
accounting professionals commit infractions seeking advantages; They think
that fraud occurs because professionals are dishonest. The research
concludes that behavior and perception about ethics are consistent with
what is expected of future accounting professionals and that they
understand the importance of ethics for the profession. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Ética Profissional | por |
dc.subject | Comportamento | por |
dc.subject | Ethic | eng |
dc.subject | Professional Ethic | eng |
dc.subject | Behavior | eng |
dc.title | A percepção dos estudantes de Ciências Contábeis acerca da importância da ética na profissão | por |
dc.title.alternative | The perception of Accounting students about the importance of ethics in the profession. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | Valores morais e princípios de formação moldam o comportamento de
indivíduos e são primordiais na boa conduta tanto pessoal quanto profissional.
No sentido de ressignificar a relevância acerca do tema ética, o objetivo desta
pesquisa foi verificar o comportamento e a percepção sobre ética e ética
profissional de acadêmicos de contabilidade em processo de formação. A
pesquisa se baseou em uma adaptação do instrumento proposto por Diehl,
Freitas e Macagnan (2011). Enquadra-se quanto à natureza como pesquisa
aplicada, quanto à forma de abordagem do problema como quantitativa, quanto
aos objetivos descritiva e quanto aos procedimentos técnicos é considerada de
levantamento de dados. Os estudantes em processo de formação de foco da
pesquisa foram os graduandos em Ciências Contábeis da Universidade
Federal de Santa Maria. Os dados obtidos através da presente pesquisa
revelam que os alunos entendem a ética e as diretrizes que orientam o
indivíduo perante sua postura e conduta; compreendem que a contribuição da
ética para a profissão e que através dela o profissional poderá operar seu
conhecimento com honestidade e integridade; entendem que o estudo
acadêmico sobre a ética na graduação é suficiente; entendem que a relevância
da ética profissional é muito importante e traz credibilidade ao profissional;
consideram que os profissionais da contabilidade cometem infrações visando
vantagens; pensam que as ocorrências de fraudes ocorrem porque os
profissionais são desonestos. Conclui-se com a pesquisa que o
comportamento e a percepção sobre ética são condizentes com o que se
espera de futuros profissionais da contabilidade e que eles compreendem a
importância da ética para a profissão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |