Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Luiz Henrique Figueira
dc.creatorOngaro, Vaneza Dal
dc.date.accessioned2024-01-10T15:52:44Z
dc.date.available2024-01-10T15:52:44Z
dc.date.issued2023-12-07
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31077
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis research aims to determine the influence of employability on the risk of school dropout in higher education in Accounting at UFSM. This is a descriptive study, employing survey through questionnaires and quantitative approach of data, in addition to documentary analysis of previous studies. The sample included 124 participants, 59 men and 65 women, aged between 18 and 49 years. The results indicated that students are confident and secure in relation to the labor market, demonstrated in the constructs of self-efficacy in job search, emotional regulation and adaptation to work, which make up the perceived employability. With regard to evasion in the Accounting course in the period from 2019 to 2022, the highest peak of evasion was observed. The research finds that employability is not a determining factor of the risk of dropout of students of the course, being this risk linked to younger students and those who have recently entered the course. Thus, efforts for student retention can focus on the initial semesters of the course, in which the youngest students are.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEmployabilityeng
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.titlePercepção de empregabilidade e evasão no Ensino Superiorpor
dc.title.alternativePerception of employability and dropout in Higher Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva determinar a influência da empregabilidade no risco de evasão escolar no curso superior em Ciências Contábeis da UFSM. Trata-se de um estudo descritivo, empregando levantamento por meio de questionários e abordagem quantitativa de dados, além da análise documental de estudos anteriores. A amostra incluiu 124 participantes, sendo 59 homens e 65 mulheres, com idades variando entre 18 e 49 anos. Os resultados obtidos indicaram que os alunos estão confiantes e seguros em relação ao mercado de trabalho, demonstrado nos constructos de autoeficácia na procura de emprego, na regulação emocional e na adaptação ao trabalho, que compõem a empregabilidade percebida. No que diz respeito à evasão no curso de Ciências Contábeis no período de 2019 a 2022, observou-se o pico mais elevado de evasão. A pesquisa constata que a empregabilidade não é um fator determinante do risco de evasão dos alunos do curso, ficando este risco vinculado aos estudantes mais jovens e aqueles que ingressaram recentemente no curso. Assim, os esforços para retenção de alunos podem concentrar-se nos semestres iniciais do curso, em que se encontram os alunos mais jovens.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto