dc.contributor.advisor | Marquezan, Luiz Henrique Figueira | |
dc.creator | Ongaro, Vaneza Dal | |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T15:52:44Z | |
dc.date.available | 2024-01-10T15:52:44Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31077 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This research aims to determine the influence of employability on the risk of school
dropout in higher education in Accounting at UFSM. This is a descriptive study,
employing survey through questionnaires and quantitative approach of data, in addition
to documentary analysis of previous studies. The sample included 124 participants, 59
men and 65 women, aged between 18 and 49 years. The results indicated that
students are confident and secure in relation to the labor market, demonstrated in the
constructs of self-efficacy in job search, emotional regulation and adaptation to work,
which make up the perceived employability. With regard to evasion in the Accounting
course in the period from 2019 to 2022, the highest peak of evasion was observed.
The research finds that employability is not a determining factor of the risk of dropout
of students of the course, being this risk linked to younger students and those who
have recently entered the course. Thus, efforts for student retention can focus on the
initial semesters of the course, in which the youngest students are. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Empregabilidade | por |
dc.subject | Evasão | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Employability | eng |
dc.subject | Evasion | eng |
dc.subject | Higher Education | eng |
dc.title | Percepção de empregabilidade e evasão no Ensino Superior | por |
dc.title.alternative | Perception of employability and dropout in Higher Education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva determinar a influência da empregabilidade no risco de evasão
escolar no curso superior em Ciências Contábeis da UFSM. Trata-se de um estudo
descritivo, empregando levantamento por meio de questionários e abordagem
quantitativa de dados, além da análise documental de estudos anteriores. A amostra
incluiu 124 participantes, sendo 59 homens e 65 mulheres, com idades variando entre
18 e 49 anos. Os resultados obtidos indicaram que os alunos estão confiantes e
seguros em relação ao mercado de trabalho, demonstrado nos constructos de
autoeficácia na procura de emprego, na regulação emocional e na adaptação ao
trabalho, que compõem a empregabilidade percebida. No que diz respeito à evasão
no curso de Ciências Contábeis no período de 2019 a 2022, observou-se o pico mais
elevado de evasão. A pesquisa constata que a empregabilidade não é um fator
determinante do risco de evasão dos alunos do curso, ficando este risco vinculado
aos estudantes mais jovens e aqueles que ingressaram recentemente no curso.
Assim, os esforços para retenção de alunos podem concentrar-se nos semestres
iniciais do curso, em que se encontram os alunos mais jovens. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |