Aprendizagem organizacional e justiça organizacional: perspectivas desta relação
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Data
2023-09-22Primeiro membro da banca
Lopes, Luis Felipe Dias
Segundo membro da banca
Grzybovski, Denize
Terceiro membro da banca
Trevisan, Marcelo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As organizações têm vivido um cenário de intensas mudanças e a aprendizagem organizacional
surge como um fator chave que tem merecido o interesse da comunidade acadêmica por auxiliar
na competitividade e desempenho das organizações. Isso ocorre porque a aprendizagem
organizacional (AO) contribui para a elaboração de novos modelos de ação a partir do
conhecimento adquirido e a percepção de justiça gera um sentimento de valorização e
pertencimento. Sendo assim, o comportamento dos funcionários no ambiente de trabalho é
influenciado pela percepção de justiça e essa compreensão positiva auxilia para a melhora da
AO, encorajando os funcionários a buscar novos conhecimentos e a compartilhá-los. Diante do
exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre as dimensões de
aprendizagem organizacional com as dimensões de justiça organizacional (JO) sob a
perspectiva dos funcionários do setor administrativo de uma indústria da região noroeste do Rio
Grande do Sul. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de caráter
descritivo, abordagem quantitativa, com técnica de levantamento (survey) por meio da
aplicação de questionário ao total de 129 respondentes. O protocolo foi constituído de: dados
sociodemográficos, escala de AO, escala de percepção de JO e a escala de impacto nas rotinas
de trabalho durante o período crítico da pandemia da COVID-19. A análise dos dados foi
realizada por meio de medidas descritivas, padronização de escalas e modelagem de equações
estruturais. A amostra da pesquisa é predominantemente do gênero masculino (67,44%), até 30
anos (51,94%), casados ou em união estável (53,49%), ensino superior (41,86%), com 3 a 5
anos de tempo de empresa (24,81%), salário de R$ 3.001 e 5.000,00 (34,11%) e cargo de
analista (28,68%). Na identificação da percepção de JO, encontraram-se índices médios de 3,54
para a dimensão da justiça distributiva, 3,60 para justiça processual e 4,03 para justiça
interacional. Em relação a percepção de AO, os índices foram 3,67 para clareza de propósito e
missão, 3,55 para empowerment e comprometimento da liderança, 3,73 para experimentação,
3,90 para transferência de conhecimento e 3,63 para trabalho e resolução de problemas em
grupo. A percepção da COVID-19 teve como média 3,83. Estes índices demonstraram que os
respondentes têm a percepção positiva de JO e AO e em relação ao período da pandemia. A
análise das relações entre AO e JO constatou que a relação da justiça distributiva com as
dimensões de aprendizagem não foi confirmada, assim como a relação da justiça processual
com a dimensão trabalho e resolução de problemas em grupo. As outras hipóteses
desenvolvidas se confirmaram demonstrando que a justiça organizacional tem influência
significativa e positiva sobre a aprendizagem organizacional. O efeito moderador da COVID19 foi testado, resultando em redução da relação entre justiça processual e as dimensões clareza
de propósito e missão e experimentação, mas mantendo resultado significativo e positivo. A
relação entre justiça interacional e as dimensões clareza de propósito e missão, empowerment
e comprometimento da liderança e experimentação, tiveram resultados significativos, mas
negativos, demonstrando como a pandemia foi desafiadora nas organizações, afetando as
estratégias e relações.
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