dc.contributor.advisor | Becker, Kalinca Léia | |
dc.creator | Freitas, Juliana Silveira de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T15:37:05Z | |
dc.date.available | 2024-01-25T15:37:05Z | |
dc.date.issued | 2023-12-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, J. S. de. Instrumentos para ensino de educação financeira: o caso do Projeto Sumo Educacional. 2023. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31283 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Educating the population financially is a need that is becoming increasingly urgent, especially
in view of the changes brought about by the use of technologies that modify financial processes,
requiring citizens to be more aware of financial and economic concepts. It is therefore essential
that Financial Education is taught from an early age, in the classroom and in conjunction with
the content of regular subjects. With this in mind, the Sumo Educacional Project, an extension
project of the Federal University of Santa Maria, seeks to bring financial knowledge to public
schools through active methodologies, mainly games, which can teach students in a light and
playful way, bringing learning closer to their reality. However, with the application of the
methodology, we noticed the need for an auxiliary method capable of providing the necessary
theoretical bases for teachers and students. Therefore, the general objective of this research is
to evaluate the methodologies applied in the Sumo Educacional Project and the specific
objectives are to map the didactic materials that already exist for teaching financial education
and to understand, from the point of view of public school teachers, the benefits and difficulties
of applying the methodology provided in the classroom. The methodology used was
bibliographical exploration and semi-structured interviews with teachers from public schools
and trainers from the Sumo Educacional project. Through the methods used, it was possible to
see the need for a method that can be adapted to the demands of each class and each school,
giving educators greater freedom. It is also important to have a dialog with the schools and
teachers in order to understand the teaching methodologies already used and seek to add to what
the teachers are already doing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educar | por |
dc.subject | Educação financeira | por |
dc.subject | Metodologias | por |
dc.subject | Educating | eng |
dc.subject | Financial education | eng |
dc.subject | Methodologies | eng |
dc.title | Instrumentos para ensino de educação financeira: o caso do Projeto Sumo Educacional | por |
dc.title.alternative | Tools for teaching financial education: the case of Sumo Educational Project | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | por |
dc.description.resumo | Educar financeiramente a população é uma necessidade que se torna cada vez mais emergencial,
tendo em vista, principalmente, as mudanças trazidas pelo uso de tecnologias que modificam
os processos financeiros, exigindo uma maior consciência dos cidadãos acerca de conceitos
financeiros e econômicos. Desse modo, é indispensável que a Educação Financeira seja
trabalhada desde a infância, dentro das salas de aula conjuntamente com os conteúdos das
disciplinas regulares. Pensando nisso, o Projeto Sumo Educacional, projeto de extensão da
Universidade Federal de Santa Maria, busca levar às escolas públicas de ensino o conhecimento
financeiro, através de metodologias ativas, principalmente jogos, que possam ensinar os
estudantes de forma leve e lúdica, aproximando a aprendizagem com sua realidade. Todavia,
com a aplicação da metodologia notou-se a necessidade de um método auxiliar capaz de
conceder as bases teóricas necessárias aos docentes e alunos. Sendo assim, o objetivo geral da
presente pesquisa se apresenta como avaliar as metodologias aplicadas no Projeto Sumo
Educacional e os objetivos específicos são mapear os materiais didáticos já existentes no ensino
de Educação Financeira e compreender a partir da visão de professores de ensino público os
benefícios e dificuldades da aplicação da metodologia fornecida em sala de aula. Nesse sentido,
apresenta como metodologia a exploração bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com
docentes de escolas públicas de ensino e formadores do projeto Sumo Educacional. Através dos
métodos utilizados, foi possível perceber a necessidade de um método capaz de ser adaptado às
demandas de cada turma e de cada escola, dando maior liberdade aos educadores. É importante,
também, que haja diálogo com as escolas e professores a fim de entender as metodologias de
ensino já utilizadas e buscar agregar dentro do que já é feito pelos docentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |