Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBecker, Kalinca Léia
dc.creatorFreitas, Juliana Silveira de
dc.date.accessioned2024-01-25T15:37:05Z
dc.date.available2024-01-25T15:37:05Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationFREITAS, J. S. de. Instrumentos para ensino de educação financeira: o caso do Projeto Sumo Educacional. 2023. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31283
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2023.por
dc.description.abstractEducating the population financially is a need that is becoming increasingly urgent, especially in view of the changes brought about by the use of technologies that modify financial processes, requiring citizens to be more aware of financial and economic concepts. It is therefore essential that Financial Education is taught from an early age, in the classroom and in conjunction with the content of regular subjects. With this in mind, the Sumo Educacional Project, an extension project of the Federal University of Santa Maria, seeks to bring financial knowledge to public schools through active methodologies, mainly games, which can teach students in a light and playful way, bringing learning closer to their reality. However, with the application of the methodology, we noticed the need for an auxiliary method capable of providing the necessary theoretical bases for teachers and students. Therefore, the general objective of this research is to evaluate the methodologies applied in the Sumo Educacional Project and the specific objectives are to map the didactic materials that already exist for teaching financial education and to understand, from the point of view of public school teachers, the benefits and difficulties of applying the methodology provided in the classroom. The methodology used was bibliographical exploration and semi-structured interviews with teachers from public schools and trainers from the Sumo Educacional project. Through the methods used, it was possible to see the need for a method that can be adapted to the demands of each class and each school, giving educators greater freedom. It is also important to have a dialog with the schools and teachers in order to understand the teaching methodologies already used and seek to add to what the teachers are already doing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducarpor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectEducatingeng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectMethodologieseng
dc.titleInstrumentos para ensino de educação financeira: o caso do Projeto Sumo Educacionalpor
dc.title.alternativeTools for teaching financial education: the case of Sumo Educational Projecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Econômicaspor
dc.description.resumoEducar financeiramente a população é uma necessidade que se torna cada vez mais emergencial, tendo em vista, principalmente, as mudanças trazidas pelo uso de tecnologias que modificam os processos financeiros, exigindo uma maior consciência dos cidadãos acerca de conceitos financeiros e econômicos. Desse modo, é indispensável que a Educação Financeira seja trabalhada desde a infância, dentro das salas de aula conjuntamente com os conteúdos das disciplinas regulares. Pensando nisso, o Projeto Sumo Educacional, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, busca levar às escolas públicas de ensino o conhecimento financeiro, através de metodologias ativas, principalmente jogos, que possam ensinar os estudantes de forma leve e lúdica, aproximando a aprendizagem com sua realidade. Todavia, com a aplicação da metodologia notou-se a necessidade de um método auxiliar capaz de conceder as bases teóricas necessárias aos docentes e alunos. Sendo assim, o objetivo geral da presente pesquisa se apresenta como avaliar as metodologias aplicadas no Projeto Sumo Educacional e os objetivos específicos são mapear os materiais didáticos já existentes no ensino de Educação Financeira e compreender a partir da visão de professores de ensino público os benefícios e dificuldades da aplicação da metodologia fornecida em sala de aula. Nesse sentido, apresenta como metodologia a exploração bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com docentes de escolas públicas de ensino e formadores do projeto Sumo Educacional. Através dos métodos utilizados, foi possível perceber a necessidade de um método capaz de ser adaptado às demandas de cada turma e de cada escola, dando maior liberdade aos educadores. É importante, também, que haja diálogo com as escolas e professores a fim de entender as metodologias de ensino já utilizadas e buscar agregar dentro do que já é feito pelos docentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto