Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCasagrande, Dieison Lenon
dc.creatorBöck, Luisa Gisele
dc.date.accessioned2024-01-26T12:15:36Z
dc.date.available2024-01-26T12:15:36Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationBÖCK, L. G. O impacto do Sisu no perfil dos estudantes ingressantes nas instituições públicas brasileiras: uma análise para o período entre 2009 e 2022. 2023. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31284
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2023.por
dc.description.abstractSince 2010, with the aim of democratizing access to public higher education institutions, the Unified Selection System (SISU) has been implemented, a centralized admission platform where federal and state institutions throughout the country offer their slots, and students apply for these positions. The purpose of this study is to investigate whether and how the implementation of SISU has brought about changes in the profile characteristics of students entering free public higher education institutions in Brazil, between the years 2010 and 2022. To achieve this, the staggered Differences in Differences method was employed. The results obtained indicate that after the adoption of SISU, courses experienced a decrease in the proportion of female students, young individuals aged up to 17, and adults aged between 25 and 29. Conversely, there was an increase in the proportion of entrants aged between 18 and 24, non-white individuals, persons with disabilities, students who completed high school in public schools, and those who receive some form of social support.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDemocratizationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleO impacto do Sisu no perfil dos estudantes ingressantes nas instituições públicas brasileiras: uma análise para o período entre 2009 e 2022por
dc.title.alternativeThe impact of Sisu on the profile of enrolling students in Brazilian public institutions: an analysis for the period between 2009 and 2022eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Econômicaspor
dc.description.resumoDesde 2010, com o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior, foi implementado o Sistema de Seleção Unificada (SISU), uma plataforma de admissão centralizada, onde as instituições federais e estaduais de todo o país oferecem suas vagas e os alunos se candidatam a essas vagas. O objetivo deste trabalho é investigar se, e como, a implementação do SISU promoveu alterações nas características de perfil dos alunos ingressantes nas instituições públicas gratuitas de ensino superior do Brasil, entre o período de 2010 a 2022. Para isso, foi empregado o método de Diferenças em Diferenças escalonado. Os resultados obtidos mostram que após a adoção do SISU, os cursos apresentaram um queda na proporção de estudantes do sexo feminino, de jovens com até 17 anos e de adulto com idade entre 25 e 29 anos. Em contrapartida, ocorreu um aumento na porção de ingressantes com idade entre 18 e 24 anos, de não-brancos, de deficientes, de alunos que concluíram o ensino médio em escola pública e de estudantes que recebem algum tipo de apoio social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto