A indústria de cosméticos, capital simbólico e classes sociais: estruturação social a partir da indústria de beleza no Brasil
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Data
2023-12-13Autor
Araujo, Larissa Carvalho de
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O presente estudo tem como intuito desvendar as estratégias mercadológicas da indústria da
beleza no Brasil tendo em vista a reprodução simbólica dos processos de estratificação que se
desenvolvem na sociedade brasileira. Nesse sentido, a análise foi desenvolvida a partir das
lentes teóricas da sociologia de Pierre Bourdieu. Com efeito, o objeto empírico deste trabalho
é constituído por uma seleção de peças publicitárias, propagandas de produtos cosméticos,
bem como do posicionamento no mercado de beleza das marcas de cosméticos Natura, Avon,
Boticário e L’Oréal. Nosso propósito é compreender de que maneira a indústria de
cosméticos no Brasil concorre para a construção da representação simbólica das classes
sociais. Para tanto, a análise das lógicas sociais que governam as estratégias de mercado dos
principais fabricantes de produtos cosméticos no país contou com recortes temporais de
propagandas dos séculos XX e XXI para destacar como a indústria modifica sua linguagem
publicitária conforme os processos de mudança social e consequente transformação dos
padrões estéticos dominantes.
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