Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBalieiro, Fernando de Figueiredo
dc.creatorPiovesan, Luisa Eduarda
dc.date.accessioned2024-02-05T12:51:49Z
dc.date.available2024-02-05T12:51:49Z
dc.date.issued2023-12-21
dc.date.submitted2023-12-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31390
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis work intends to analyze “cancel culture” as a new phenomenon of collective action in the digital era based on its framing by Folha de São Paulo’s journalism. Due to the considerable influence of digital platforms on new forms of collective action in contemporary times, the act of “cancelling” has been receiving repercussions due to it being a new repertoire of essentially media-based action, which is associated with attitudes of intolerance, understood as a threat to freedom of expression, derived from socially recurrent practices, such as boycott and the “dictatorship of political correctness”, at the same manner it is identified as a new form of activism that seeks social justice. The analysis of its media framing in a journalistic vehicle allows us to conceive how the debate around this topic reaches a wide audience and how journalism reconfigured in the digital era deals with such a phenomenon characterized by the instant mobilization of users in a competitive attention market, influencing public opinion. Thus, this research investigates how Folha de São Paulo's journalism creates a framework for this new commonly called “cancel culture”, in order to reflect on the scope of this framework in the public and digital debate, which emphasizes the role of media in society. This is a qualitative documentary analysis of the journalistic framing of “cancel culture” by Folha de São Paulo, which involves fourteen (14) publications that point to a widespread phenomenon, used in different ways, that highlight specific external social and political actors and reproduce polarized notions, present in public debate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCancelamentopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectEnquadramento midiáticopor
dc.subjectCancel cultureeng
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectMedia framingeng
dc.titleA “cultura do cancelamento” na Folha de São Paulo: o enquadramento jornalístico de uma nova forma de ação coletivapor
dc.title.alternative“Cancel culture ”on Follha de São Paulo: The jounalistic framework of a new form of collective actioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar a “cultura do cancelamento” como fenômeno novo de ação coletiva na era digital a partir de seu enquadramento pelo jornalismo da Folha de São Paulo. Devido à influência considerável das plataformas digitais nas formas de ação coletiva da contemporaneidade, o ato de “cancelar” vem recebendo repercussão por se tratar de um novo repertório de ação essencialmente midiático, o qual está ora associado a atitudes de intolerância, compreendido como uma ameaça à liberdade de expressão, derivante de práticas recorrentes socialmente, como ao boicote e a “ditadura do politicamente correto”, e ora identificado como uma nova forma de ativismo que busca por justiça social. A análise de seu enquadramento midiático em um veículo jornalístico nos permite conceber de que modo o debate a respeito deste tema alcança um amplo público e de que forma o jornalismo reconfigurado na era digital lida com tal fenômeno caracterizado pela mobilização instantânea de usuários em um competitivo mercado de atenção, influenciando a opinião pública. Assim, a pesquisa investiga como o jornalismo da Folha de São Paulo cria um enquadramento para este fenômeno novo comumente nomeado de “cultura do cancelamento”, a fim de refletir sobre o alcance desse enquadramento no debate público e digital, colocando em ênfase o papel das mídias na sociedade. Trata-se de uma análise qualitativa documental do enquadramento jornalístico da “cultura do cancelamento” pela Folha de São Paulo, que envolve quatorze (14) publicações que apontam para um fenômeno generalizado, utilizado de diversas formas, que salientam atores sociais e políticos externos específicos e reproduzem noções polarizadas, vigentes no debate público.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE DO PROCESSO DECISORIOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto