dc.contributor.advisor | Scheuer, Cristiano José | |
dc.creator | Lamarque, Willian de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T13:41:45Z | |
dc.date.available | 2024-02-06T13:41:45Z | |
dc.date.issued | 2023-12-18 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | LAMARQUE, W. de A. Análise comparativa da resistência ao cisalhamento das ligas de alumínio 3104-H34 e 5052-H32. 2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31401 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The shear tests are extensively employed to characterize the behavior of metal sheets sub jected to forming processes. This characterization aims primarily to establish processing
conditions that allow for significant deformations without inducing plastic instability. In this
study, a comparative analysis of the shear behavior under tension of the 5052-H32 and
3104-H34 aluminum alloys is conducted, considering the effect of anisotropy generated by
prior sheet rolling. These alloys, which have similar mechanical strength but distinct chemi cal compositions, undergo production processes through mechanical forming under similar
conditions. To perform this characterization, this study adopted the shear test method un der tension proposed by Miyauchi, based on ASTM guidelines. To complement the shear
test results, both materials underwent microstructural analysis using scanning electron mi croscopy and X-ray diffraction techniques. The microstructural analysis results reveal that
the 5052-H32 alloy consists of Al3Fe and Al3Mg2 intermetallic particles, while the 3104-H34
alloy shows precipitates of Al12(Fe,Mn)3Si and Al6(Fe,Mn). In both cases, these elements
are randomly dispersed within an aluminum matrix (α-Al). Based on the characterization
results of the shear behavior under tension, it is observed that the 5052-H32 alloy tends to
yield at a lower yield stress when subjected to shear while being pulled in the 45° direction
relative to its rolling direction, exhibiting greater deformation before fracture in the 45° and
60° directions. The shear fracture of this alloy will occur under similar shear stress limit
values in all loading directions. On the other hand, the 3104-H34 alloy yields and fractu res under shear loading conditions in tension, maintaining identical yield stress and shear
stress limit regardless of the deformation direction. However, the pre-fracture deformation
will be greater when subjected to the 45° direction relative to the rolling direction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ligas de Alumínio | por |
dc.subject | Resistência ao Cisalhamento | por |
dc.subject | Ecoeficiência | por |
dc.subject | Reciclabilidade | por |
dc.subject | Aluminum Alloys | eng |
dc.subject | Shear Strength | eng |
dc.subject | Ecoefficiency | eng |
dc.subject | Recyclability | eng |
dc.title | Análise comparativa da resistência ao cisalhamento das ligas de alumínio 3104-H34 e 5052-H32 | por |
dc.title.alternative | Comparative analysis of the shearing strength of 3104-H34 and 5052-H32 aluminum alloys | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | Os testes de cisalhamento são extensivamente empregados na caracterização do com portamento de chapas metálicas submetidas a processos de conformação. Essa caracte rização busca, principalmente, estabelecer condições de processamento que possibilitem
grandes deformações sem induzir instabilidade plástica. Neste estudo, é conduzida uma
análise comparativa do comportamento em cisalhamento sob tração das ligas de alumí nio 5052-H32 e 3104-H34, considerando o efeito da anisotropia gerada pela laminação
prévia das chapas. Essas ligas, que possuem resistência mecânica similar, porém com posições químicas distintas, são submetidas a processos de produção por conformação
mecânica realizados sob condições semelhantes. Para realizar essa caracterização, este
estudo adotou o método de teste de cisalhamento sob tração proposto por Miyauchi, base ado nas diretrizes da norma ASTM B831-05. Para complementar os resultados dos testes
de cisalhamento, ambos os materiais foram submetidas à análise microestrutural por meio
das técnicas de microscopia eletrônica de varredura e difração de raios X. Os resulta dos da análise microestrutural revelam que a liga 5052-H32 é composta por partículas
de intermetálicos Al3Fe e Al3Mg2, ao passo que a liga 3104-H34 apresenta precipitados
de Al12(Fe,Mn)3Si e Al6(Fe,Mn). Em ambos os casos, esses elementos estão dispersos
de maneira aleatória dentro de uma matriz de alumínio (α-Al). Com base nos resultados
da caracterização do comportamento ao cisalhamento sob tração, observa-se que a liga
5052-H32 tende a escoar sob uma menor tensão de escoamento quando submetida ao
cisalhamento sendo tracionada na direção de 45° em relação ao seu sentido de lamina ção, apresentando maior deformação antes da fratura nas direções de 45° e 60°. A ruptura
por cisalhamento dessa liga ocorrerá sob valores de tensão limite de cisalhamento seme lhantes em todas as direções de carregamento. Já a liga 3104-H34 escoa e fratura, nas
condições de carregamento por cisalhamento em tração, mantendo valores idênticos de
tensão de escoamento e tensão limite de cisalhamento independentemente da direção de
deformação. No entanto, a deformação prévia à fratura será maior quando submetida à
direção de 45° em relação ao sentido de laminação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |