Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, João Manuel Casquinha Malaia
dc.creatorHopf, Artur da Rosa
dc.date.accessioned2024-02-09T14:21:56Z
dc.date.available2024-02-09T14:21:56Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.date.submitted2023-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31445
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Licenciatura, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis monograph presents a comparative observation of the historical panorama of the trajectory of the Afro-latino populations of Uruguay and Rio Grande do Sul (Brazil), as well as the legislation and curricular guidelines for the teaching of African and Afro-descendant history in these territories. It seeks to understand what knowledge students on both sides of the border have access to, organized by the responsible institutions, related to afro-diasporic and afro-Latin themes in basic education (Ensino Fundamental and Educação Básica Integrada). For this purpose, historical, legislative and curricular comparative axes are defined, contemplating a broad chronological cut in a restricted political space. It will be concluded, from the analysis of presences and absences, that each programmatic curriculum is characterized by assuming different views on the insertion of afro-diasporic and afro-latin knowledge, where the Uruguayan curriculum is closer to a Eurocentric perspective and reproducer of Western hegemonic knowledge, while the sul-rio-grandense curriculum turns to the Brazilian postcolonial perspective, contemplating a large number of afro-diasporic knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectAmérica Afro-latinapor
dc.subjectRio Grande do Sulpor
dc.subjectUruguaipor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectAfro-Latin Americaeng
dc.subjectRio Grande do Suleng
dc.subjectUruguayeng
dc.titleAfrolatinidade e currículo: História Afro-Latina e seu ensino a partir das Diretrizes Curriculares da Educação Básica no Uruguai e no Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeAfrolatinity and Curriculum Afro-Latin History and its teaching from the Curricular Guidelines of Basic Education in Uruguay and Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationHistória Licenciaturapor
dc.description.resumoA presente monografia apresenta uma observação comparativa do panorama histórico da trajetória das populações afro-latinas do Uruguai e do Rio Grande do Sul (Brasil), bem como das legislações e das diretrizes curriculares para o ensino de História africana e afrodescendente nestes territórios. Busca-se compreender quais saberes os educandos de ambos os lados da fronteira têm acesso, organizados pelas instituições responsáveis, relacionados a temática afro-diaspórica e afro-latina nos ensinos básicos (Ensino Fundamental e Educação Básica Integrada). Para tanto é definido eixos comparativos históricos, legislativos e curriculares, contemplando um amplo recorte cronológico em um restrito espaço político. Concluir-se-á, a partir da análise das presenças e ausências, que cada currículo programático se caracteriza por assumir diferentes visões sobre a inserção de saberes afrodiaspóricos e afro-latinos, onde o currículo uruguaio está mais próximo de uma perspectiva eurocêntrica e reprodutora dos conhecimentos hegemônicos ocidentais, enquanto que o currículo sul-rio-grandense volta-se para a perspectiva pós-colonial brasileira, contemplando grande número de saberes afrodiaspóricos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto