dc.contributor.advisor | Santos, João Manuel Casquinha Malaia | |
dc.creator | Hopf, Artur da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T14:21:56Z | |
dc.date.available | 2024-02-09T14:21:56Z | |
dc.date.issued | 2023-12-11 | |
dc.date.submitted | 2023-12-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31445 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Licenciatura, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This monograph presents a comparative observation of the historical panorama of the trajectory of the Afro-latino populations of Uruguay and Rio Grande do Sul (Brazil), as well as the legislation and curricular guidelines for the teaching of African and Afro-descendant history in these territories. It seeks to understand what knowledge students on both sides of the border have access to, organized by the responsible institutions, related to afro-diasporic and afro-Latin themes in basic education (Ensino Fundamental and Educação Básica Integrada). For this purpose, historical, legislative and curricular comparative axes are defined, contemplating a broad chronological cut in a restricted political space. It will be concluded, from the analysis of presences and absences, that each programmatic curriculum is characterized by assuming different views on the insertion of afro-diasporic and afro-latin knowledge, where the Uruguayan curriculum is closer to a Eurocentric perspective and reproducer of Western hegemonic knowledge, while the sul-rio-grandense curriculum turns to the Brazilian postcolonial perspective, contemplating a large number of afro-diasporic knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Ensino de História | por |
dc.subject | América Afro-latina | por |
dc.subject | Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Uruguai | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | History Teaching | eng |
dc.subject | Afro-Latin America | eng |
dc.subject | Rio Grande do Sul | eng |
dc.subject | Uruguay | eng |
dc.title | Afrolatinidade e currículo: História Afro-Latina e seu ensino a partir das Diretrizes Curriculares da Educação Básica no Uruguai e no Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Afrolatinity and Curriculum Afro-Latin History and its teaching from the Curricular Guidelines of Basic Education in Uruguay and Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | História Licenciatura | por |
dc.description.resumo | A presente monografia apresenta uma observação comparativa do panorama histórico da trajetória das populações afro-latinas do Uruguai e do Rio Grande do Sul (Brasil), bem como das legislações e das diretrizes curriculares para o ensino de História africana e afrodescendente nestes territórios. Busca-se compreender quais saberes os educandos de ambos os lados da fronteira têm acesso, organizados pelas instituições responsáveis, relacionados a temática afro-diaspórica e afro-latina nos ensinos básicos (Ensino Fundamental e Educação Básica Integrada). Para tanto é definido eixos comparativos históricos, legislativos e curriculares, contemplando um amplo recorte cronológico em um restrito espaço político. Concluir-se-á, a partir da análise das presenças e ausências, que cada currículo programático se caracteriza por assumir diferentes visões sobre a inserção de saberes afrodiaspóricos e afro-latinos, onde o currículo uruguaio está mais próximo de uma perspectiva eurocêntrica e reprodutora dos conhecimentos hegemônicos ocidentais, enquanto que o currículo sul-rio-grandense volta-se para a perspectiva pós-colonial brasileira, contemplando grande número de saberes afrodiaspóricos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |