dc.contributor.advisor | Lanzanova, Thompson Diórdinis Metzka | |
dc.creator | Oliveira, Jonathan Lunardi | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T12:29:54Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T12:29:54Z | |
dc.date.issued | 2024-01-31 | |
dc.date.submitted | 2024-01-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31506 | |
dc.description.abstract | The increasing use of fossil fuels to meet energy demand in recent decades has led to many problems regarding green house gases and pollutant emissions. As a result, government programs such as Rota 2030 encourage the use of renewable fuels to reduce the emissions generated by internal combustion engines. Hydrogen emerges as a potential source of sustainable, clean energy fuel, which may emit no green house gases nor pollutant emissions from its combustion. The aim of this work is to analyze the performance of a Ricardo Proteus single-cylinder spark-ignition engine with a displacement of 1172.6 cm³ at supercharged condition using hydrogen as fuel. The engine was operated at speed of 1500 rpm, with excess air ratios of λ = 1.8, λ = 2.6 and λ = 3.0. Under different load conditions of 3 bar, 6 bar and 9 bar IMEP. The results indicate the need for a mechanical compressor to achieve higher operating loads with poor mixtures. For poorer mixtures such as λ = 3.0, almost zero NOx emissions were obtained. In conclusion, it is possible to operate a spark ignition engine with hydrogen at medium loads efficiently and without generating NOx. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.subject | internal combustion engines | eng |
dc.subject | alternative fuel | eng |
dc.subject | hydrogen | eng |
dc.subject | emissions | eng |
dc.subject | green hydrogen | eng |
dc.subject | motores de combustão interna | por |
dc.subject | combustível alternativo | por |
dc.subject | hidrogênio | por |
dc.subject | emissões | por |
dc.subject | hidrogênio verde | por |
dc.title | Ensaios dinamométricos de um motor de combustão interna em regime sobrealimentado operando com hidrogênio | por |
dc.title.alternative | Dynamometer tests of a supercharged internal combustion engine running on hydrogen | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A crescente utilização de combustíveis fósseis para suprir a demanda energética nas últimas décadas tem gerado muitos problemas com emissões de gases poluentes e de mudanças climáticas. Em consequência desse fato, programas governamentais tais como o Rota 2030 estimulam o uso de combustíveis renováveis, para redução de emissões geradas pelos motores de combustão interna. O hidrogênio emerge como uma potencial fonte de energia sustentável, limpa, potencialmente sem emissões de gases de efeito estufa e/ou poluentes durante sua combustão. O objetivo do trabalho é analisar o desempenho de um motor monocilíndrico de pesquisa Ricardo Proteus de ignição por centelha de 1172,6 cm³ de volume deslocado em regime sobrealimentado utilizando hidrogênio como combustível. O motor foi operado sob rotação constante de 1500 rpm, com razões de excesso de ar de: λ = 1,8, λ = 2,6 e λ=3,0, em diferentes condições de cargas de 3 bar, 6 bar e 9 bar de IMEP a 1500 rpm. Os resultados indicam a necessidade de um compressor mecânico para atingir cargas mais altas com misturas mais pobres. Para misturas mais pobres como de λ = 3,0 obteve-se resultados de emissões quase nulas de NOx. Conclui-se, que é possível operar um motor de ignição por centelha com hidrogênio em cargas médias de forma eficiente e sem geração de NOx. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |