Mostrar registro simples

dc.creatorSchvartz, Marceli Adriane
dc.date.accessioned2024-02-26T12:03:16Z
dc.date.available2024-02-26T12:03:16Z
dc.date.issued2024-01-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31562
dc.description.abstractTechnological advancement has driven growth in the global economy, but has also resulted in high rates of polluting emissions, highlighting the urgency of environmental issues. The transportation sector, especially the increase in individual vehicle ownership, contributes significantly to air pollution. Brazil, with its high number of individual motor vehicles, faces growing challenges in this context. The transition to electric vehicles (EVs) is seen as a sustainable alternative to reduce emissions of polluting gases. However, in Brazil, the EV market has not yet reached significant numbers. Given this scenario, this study aims to analyze the factors that influence the decision to buy EVs in Brazil, highlighting personal, psychological, economic, performance and environmental variables and the barriers perceived by consumers. The aim is also to develop a model with guidelines that can help stakeholders. As for the method, the research comprises two phases. The first, characterized as qualitative, was conducted through a systematic literature review in the Web of Science, Scopus and Science Direct databases. This process resulted in the selection of 430 final papers, the results of which made it possible to identify the factors and variables that can influence consumers' decision to buy EVs. Based on these results, a questionnaire was drawn up to assess experts' perceptions. The next stage of the study, characterized as quantitative, involved a survey of 514 respondents. Measurement was carried out using statistical procedures and Structural Equations. The main results obtained in the survey revealed a trend among the participants, indicating that, in the Brazilian context, decision-making for the purchase of EVs is primarily influenced by performance factors. This finding highlights the importance attributed by consumers to autonomy, recharging locations and maintenance. It was also observed that economic factors play a significant role in the decision to buy EVs. This suggests that although performance is a priority, consumers are sensitive to financial considerations such as acquisition costs, maintenance and long-term savings. With regard to psychological, economic, performance and environmental factors, variables such as safety (63.42%), long-term savings (55.84%), battery performance (55.84%) and pollution reduction (46.50%) stood out, respectively. At the end, potential guidelines were discussed considering the study's success variables.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVeículos elétricopor
dc.subjectFatores de decisãopor
dc.subjectFuzzy Delphipor
dc.subjectEquações estruturaispor
dc.subjectElectric vehicleseng
dc.subjectDecision factorseng
dc.subjectStructural equationseng
dc.titleAnálise dos fatores que influenciam a decisão de compra de veículos elétricos no Brasilpor
dc.title.alternativeAnalysis of factors that influence the decision to purchase electric vehicles in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO avanço tecnológico impulsionou um crescimento na economia global, mas também resultou em altas taxas de emissões poluentes, evidenciando a urgência de questões ambientais. O setor de transportes, especialmente o aumento da propriedade de veículos individuais, contribui significativamente para a poluição atmosférica. O Brasil, com seu elevado número de veículos motorizados individuais, enfrenta desafios crescentes nesse contexto. A transição para veículos elétricos (VEs) é vista como uma alternativa sustentável para reduzir as emissões de gases poluentes. No entanto, no Brasil, o mercado de VEs ainda não atingiu números expressivos. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar os fatores que exercem influência na decisão de compra de VEs no Brasil, destacando variáveis pessoais, psicológicas, econômicas, de desempenho, ambientais e as barreiras percebidas pelos consumidores. Além disso, busca-se desenvolver um modelo com diretrizes que possam auxiliar os stakeholders. Quanto ao método, a pesquisa compreende duas fases. A primeira, caracterizada como qualitativa, foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Web of Science, Scopus e Science Direct. Esse processo resultou na seleção de 430 trabalhos finais, cujos resultados permitiram identificar os fatores e variáveis que podem influenciar a decisão dos consumidores na compra de VEs. A partir desses resultados, elaborou-se um questionário para avaliar a percepção dos especialistas. A proxima etapa do estudo, caracterizada como quantitativa, compreendeu a realização de uma pesquisa survey, com a participação de 514 respondentes. A mensuração foi realizada por procedimentos estatísticos e a utilização de Equações Estruturais. Os principais resultados obtidos na pesquisa revelaram uma tendência entre os participantes, indicando que, no contexto brasileiro, a tomada de decisão para a compra de VEs é primariamente influenciada pelos fatores de desempenho. Essa constatação destaca a importância atribuída pelos consumidores à autonomia, locais de recarga e manutenção. Observou-se também que os fatores econômicos desempenham um papel significativo na decisão de compra de VEs. Isso sugere que, embora o desempenho seja prioritário, os consumidores estão sensíveis às considerações financeiras, como custos de aquisição, manutenção e economia a longo prazo. No que diz respeito aos fatores psicológicos, econômicos, de desempenho e ambientais, destacaram-se variáveis como segurança (63,42%), economia a longo prazo (55,84%), desempenho da bateria (55,84%) e redução da poluição (46,50%), respectivamente. No final, foram discutidas potenciais diretrizes considerando as variáveis de sucesso do estudo.por
dc.contributor.advisor1Ávila, Lucas Veiga
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9859670993729250por
dc.contributor.referee1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.referee2Canha, Luciane Neves
dc.contributor.referee3Barros, Thiago Antonio Beuron Corrêa de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902703404850803por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International