dc.contributor.advisor | Finkler, Lirene | |
dc.creator | Verneque, Daisy Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T15:39:47Z | |
dc.date.available | 2024-03-05T15:39:47Z | |
dc.date.issued | 2023-12-13 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | VERNEQUE, D. O. Racismo e formação em psicologia: um olhar sobre os currículos das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31609 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Psicologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Racism is a socially reproduced violence that causes significant suffering to black
individuals. Graduating Psychology is a sensitive period for students to engage with
studies and discussions that problematize racism as a cause of psychological
distress. Through a preliminary literature review, this study emphasizes dimensions
of the concept of racism, the challenges of mental health in the black population, and
the challenges of psychology education. Subsequently, the curricular content of
Psychology undergraduate programs at five federal universities in Rio Grande do Sul
was qualitatively analyzed to identify how they addressed the themes of racism and
ethnic-racial relations. The method employed was document analysis, and the results
were discussed through content analysis. The process began with identifying
keywords related to racial issues, followed by exploring the subjects and theoretical
frameworks. It was found that universities with more recent curricula exhibit a
stronger emphasis on racial themes, indicating an expanding discourse, although
older curricula still lack depth on the subject. In conclusion, despite progress, it
remains essential for universities and psychology professionals to further engage in
the anti-racist struggle, shaping professionals aligned with ethical principles required
for a practice that does not perpetuate racial violence and contributes to a more just
society | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Racism | eng |
dc.subject | Psychology | eng |
dc.subject | Training | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.title | Racismo e formação em psicologia: um olhar sobre os currículos das Universidades Federais do Rio Grande do Sul | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Psicologia | por |
dc.description.resumo | O racismo é uma violência, reproduzida socialmente, que causa grande sofrimento
às pessoas negras. A graduação em Psicologia é um período sensível para que
as/os estudantes tenham contato com estudos e discussões que problematizem o
racismo enquanto causador de sofrimento psíquico. A partir de uma revisão prévia
de literatura, o presente estudo destaca dimensões do conceito de racismo, a
problemática da saúde mental da população negra e os desafios da formação em
psicologia. A partir disso, foram analisados, de forma qualitativa, os conteúdos
curriculares de Cursos de Graduação em Psicologia de cinco universidades federais
do Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar como tratavam da temática do
racismo e das relações étnico-raciais. O método utilizado foi a análise documental,
sendo os resultados discutidos a partir da análise de conteúdo. Iniciou-se com a
identificação de palavras-chave relacionadas à temática racial, sendo então
exploradas as disciplinas e referenciais teóricos. Constatou-se que as universidades
com currículos mais recentes apresentam maior solidez com relação à temática
racial, demonstrando que o debate está se expandindo, ainda que que currículos
mais antigos ainda careçam de aprofundamento no assunto. Concluí-se que, apesar
dos avanços, ainda é necessário que as universidades e profissionais de Psicologia
se engajem mais na luta antirracista, formando profissionais que alinhem-se a
princípios éticos demandados para uma atuação que não reproduza violência racial,
e que contribua para uma sociedade mais justa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |