Mostrar registro simples

dc.creatorPretzel, Elisiane Vargas
dc.date.accessioned2024-04-17T12:57:48Z
dc.date.available2024-04-17T12:57:48Z
dc.date.issued2023-12-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31782
dc.description.abstractIndigenous populations are pioneers and have left many contributions in the territory of the Quarta Colonia UNESCO Geopark of Italian Immigration in Rio Grande do Sul. Specifically the indigenous, a pioneering group in our region, to investigate treatment appropriate to the approach, which includes education associating culture and heritage. These, in turn, collaborate with the coexistence of countless factors, among them, the subjects and their ethnicities, as well as the emergence of the indigenous culture that resists in the midst of other dominant matrices. This research entitled “A look at indigenous peoples in the fourth colony: approach to historical heritage and ethnicities”, has as research product The Indigenous Culture booklet: Knowing to Value, which can be seen in the municipality of Agudo - RS, an integral part of the Quarta Colonia Geopark UNESCO, in the state of Rio Grande do Sul. The material is intended for the public from 10 years old, that is, from the fifth year of Elementary School at the Municipal Elementary School Santos Reis, supported by “Law nº 11.645 , of March 10, 2008, which makes the study of indigenous and Afro-Brazilian history and culture mandatory in elementary education establishments...”. Therefore, it is possible along the way to weave knowledge and learning paths to know the indigenous contributions, to value and teach history, as well as its importance within the school space and in society. This work is part of the vacancies contemplated for teachers inserted in the Quarta Colonia Geoparque UNESCO.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPovos indígenaspor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectEtnicidadespor
dc.subjectIndigenous peopleseng
dc.subjectInitial serieseng
dc.subjectEthnicitieseng
dc.titleConstrução de uma cartilha educativa: um olhar aos povos indígenas na Quarta Colônia – patrimônio e etnicidadespor
dc.title.alternativeConstruction of an educational booklet: a look at indigenous peoples in the Fourth Colony – heritage and ethnicitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs populações indígenas são pioneiras e deixaram muitas contribuições no território da Quarta Colônia Geoparque UNESCO de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. Neste estudo, buscou-se construir um olhar atento e sensível sobre como emerge o outro, neste caso abordar materiais didáticos em específico o indígena, grupo pioneiro na nossa região, investigar tratamento adequado à abordagem, que contemple a educação associando cultura e patrimônio. Estes por sua vez colaboram com a coexistência de inúmeros fatores, entre eles, os sujeitos e suas etnicidades, assim como a emergência da cultura indígena que resiste em meio a demais matrizes dominantes. Esta pesquisa intitulada como “Construção de uma cartilha educativa: um olhar aos povos indígenas na Quarta Colônia – patrimônio e etnicidades”, tem como produto de pesquisa a cartilha Cultura indígena: Conhecer para Valorizar, que se pode presenciar no município de Agudo – RS, parte integrante da Quarta Colônia Geoparque UNESCO, do estado do Rio Grande do Sul. O material destina-se ao público a partir de 10 anos, ou seja, do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Reis, amparada na “Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental. Portanto, é possível ao longo da caminhada tecer saberes e caminhos de aprendizagens para conhecer as contribuições indígenas, valorizar e ensinar a história, bem como sua importância dentro do espaço escolar e na sociedade. Este trabalho faz parte das vagas contempladas aos professores inseridos na Quarta Colônia Geoparque UNESCO.por
dc.contributor.advisor1Soares, Andre Luis Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984779171371127por
dc.contributor.referee1Rossato, Mônica
dc.contributor.referee2Pestana, Marlon Borges
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854720234902808por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International