Memorial Bárbara Maix: história, educação e patrimônio cultural
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Data
2023-11-16Primeiro membro da banca
Costa, Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da
Segundo membro da banca
Pretto, Valdir
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Ao definir memória como o conjunto amplo e complexo de todas as lembranças, vivências, experiências, formação pessoal, profissional e intelectual do indivíduo na sociedade em que está inserido, bem como no tempo e espaço onde sua trajetória desencadeia, busca-se compreender o processo de construção do indivíduo e da sociedade. A proposta desta dissertação de mestrado apresenta como temática o acervo existente no Memorial Bárbara Maix buscando estudar, identificar, analisar as possibilidades e caminhos para a construção de ações que promovam o Memorial como um espaço de ensino, pesquisa e de preservação da história, memória e identidade da instituição a qual está vinculado, fonte para os pesquisadores e espaço cultural para a comunidade em geral. Localizado na Rua Riachuelo, 508 em Porto Alegre, possui um rico acervo constituindo um espaço multifacetário. A relevância do tema escolhido justifica-se porque o Memorial Bárbara Maix é um espaço repleto de fontes históricas que contribuem para a preservação da memória e identidade da Congregação. A valorização do mesmo é de suma importância pelo potencial dinâmico que apresenta, podendo contribuir para construção de novos sabres a partir da perspectiva da educação patrimonial. Os objetos da exposição como geradores de conhecimento permitem refletir sobre questões relacionadas a temporalidade e as várias dimensões sociais ao longo do processo histórico. Por esta razão, optou-se pelo método qualitativo, pois buscamos entender um conjunto de significados, razões, desejos, convicções, valores e atitudes, que compõem a organização do espaço do acervo, onde as relações socioculturais, políticas e interpessoais formaram manifestadas. Também foram analisadas fontes bibliográficas a fim de estabelecer esta ponte entre a educação e museus, ensino de história e educação patrimonial. A importância desta temática é a sua singularidade, pois, até o presente momento, não existem iniciativas acadêmicas que visem a utilização deste acervo como fonte de pesquisa e ensino, sendo estas fontes indispensáveis para elucidarem o passado nos mais variados tipos de pesquisas e em diferentes áreas do conhecimento. Por tanto, utilizar esse espaço é permitir o diálogo entre instituições que, universidade e museu, onde pode-se entender aspectos relevantes da história local e regional, inseridas na conjuntura nacional e internacional, pois a vida de Bárbara Maix e as atividades por ela desenvolvidas, não foram indiferentes ao processo histórico os diversos eventos que compõem sua trajetória refletem o pensamento sociocultural, econômico e político da época sua existência. Esta dissertação está inserida na Área e Linha de Pesquisa História e Patrimonio Cultural do Programa de Pós-Graduação em Patrimonio Cultural
– Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria.
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