dc.creator | Garcia, Tainan Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-05-11T00:08:00Z | |
dc.date.available | 2024-05-11T00:08:00Z | |
dc.date.issued | 2024-03-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31884 | |
dc.description.abstract | The work entitled “Teachers' Challenges for Pedagogical Mediation of Students with
Autism Spectrum Disorder (ASD) in Vocational and Technological Education (EPT)”
is part of the research line Teacher Training for Vocational and Technological
Education. The research was developed based on the question: what are the training
needs of teachers to mediate learning? In this context, the present work aims to
analyze the challenges faced by teachers in pedagogical mediation of students with
ASD in EPT to propose a continuing training course. The research is structured into 3
manuscripts, where the first study consists of a case study, from an exploratory
perspective. The second manuscript aims to identify whether teachers use
technology resources to mediate learning and how they use them. The research is a
field study with a qualitative and quantitative approach, with an exploratoryexplanatory
nature. The third manuscript is anchored in the Design BasedResearch
(DBR) methodology, aiming to plan a teacher training course that could contribute to
minimizing the perceived difficulties, both in the literature analyzed and in the data
returned from the survey. To better understand the real context of the research, a
literature review was initially carried out, to understand what has been researched
about this, in this research section. Furthermore, a survey-type questionnaire was
used as a data collection instrument. The research subjects were 31 teachers
working in Vocational and Technological Education. The quantitative data collected in
the research was analyzed using descriptive statistics, and the qualitative data
analyzed based on Bardin's Content Analysis. The results indicate that there is a gap
in the literature in relation to the teaching and learning processes of people with
autism spectrum disorders in EPT, which, in itself, already justifies this work. The
data returned from the survey allows us to infer that, although some teachers have
knowledge about what ASD is, for many, the knowledge is superficial and they do not
feel prepared for pedagogical mediation for these subjects. Thus, at the end of this
work, a design principle for a teacher training course focused on ASD is outlined. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Vocational education | eng |
dc.subject | Autistic spectrum disorder | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Desafios dos professores para mediação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista na educação profissional e tecnológica | por |
dc.title.alternative | Challenges for teachers for pedagogical mediation of students with autistic spectrum disorder in vocational education technological | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O trabalho intitulado “Desafios dos Professores para Mediação Pedagógica de Estudantes com
Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” insere-se na
linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa
desenvolveu-se a partir da indagação: quais as necessidades formativas dos professores para
mediação da aprendizagem? Neste contexto, o presente trabalho visa analisar os desafios dos
professores para mediação pedagógica de estudantes com TEA na EPT para proposição de um curso
de formação continuada. A pesquisa está estruturada em 3 manuscritos, onde o primeiro estudo
consiste em um estudo de caso, em uma perspectiva exploratória. O segundo manuscrito visa
identificar se os professores recorrem a recursos das tecnologias para mediação da aprendizagem e
como as utilizam A pesquisa trata-se de um estudo de campo com abordagem qualitativa e
quantitativa, de cunho exploratório-explicativo. O terceiro manuscrito ancora-se na metodologia
Design BasedResearch (DBR), visando planejar um curso de formação de professores que
pudesse contribuir para minimizar as dificuldades percebidas, tanto na literatura analisada
quanto nos dados retornantes do survey. Para melhor compreender o contexto real da pesquisa,
foi inicialmente realizada uma revisão da literatura, para entender o que tem sido pesquisado sobre
isso, neste recorte de pesquisa. Além disso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um
questionário do tipo survey. Foram sujeitos da pesquisa, 31 professores atuantes na Educação
Profissional e Tecnológica. Os dados quantitativos coletados na pesquisa foram analisados por meio
da estatística descritiva, e os dados qualitativos analisados com base na Análise de Conteúdo de
Bardin. Os resultados apontam haver uma lacuna existente na literatura em relação aos processos de
ensino e aprendizagem de pessoas com transtornos do espectro autista na EPT, o que, por si só, já
justifica este trabalho. Os dados retornantes do survey permitem inferir que, embora alguns
professores tenham conhecimentos sobre o que é TEA, para muitos, o conhecimento é superficial e
eles não se sentem preparados para mediação pedagógica desses sujeitos. Assim, ao final deste
trabalho, esboça-se um princípio de design de um curso de formação de professores voltado ao TEA. | por |
dc.contributor.advisor1 | Barin, Cláudia Smaniotto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0832298305352059 | por |
dc.contributor.referee1 | Muller, Aline Lima Hermes | |
dc.contributor.referee2 | Lena, Marisangela Spolaôr | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5556164643262092 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Técnico Industrial de Santa Maria | por |